Paulo Fernandes

As Pessoas.

Por Paulo Fernandes em Dezembro de 2022

Tema Reflexão / Publicado na revista Nº 30

A vida dá-nos lições e nós devemos aprender com as lições da vida.

Uma das lições que a vida nos dá, são as pessoas, as que entram na nossa vida, as que saem da nossa vida, as que ficam na nossa vida e as que são a nossa vida.



Todas essas pessoas deixam um legado, um aprendizado a lição. Trouxeram algo de que necessitamos em determinado momento, vieram em nosso auxílio, deixaram um propósito. Cumpriram ou ainda cumprem o seu objetivo e depois partem para ajudar outros, tão ou mais necessitados do que nos.

Esta é uma das grandes lições que a vida me tem dado AS PESSOAS!!!

Como terapeuta , lido com pessoas e coloco esta máxima sempre em pratica, “ Eu estou aqui para ajudar as pessoas”, sinto que é um propósito de vida é um sentimento que faz parte da minha personalidade como ser humano e pessoa.

Não tenho a pretensões  de mudar o mundo, mas se tiver a oportunidade de ajudar alguém a melhorar a sua qualidade de vida, potenciar e prevenir o futuro da sua saude, desenvolver as suas competências pessoais, eu estou e estarei sempre presente para essa pessoa.

Sempre lidei com pessoas, é obvio que vivo, vivemos rodeados de pessoas mas muitas vezes não lidamos com as pessoas.

Eu sempre necessitei de interagir com as pessoas, conhece-las, saber quais os seus anseios e necessidades, quais os seus objetivos e com essa informação procuras as melhores soluções para as ajudar.

Iniciei esse caminho ainda muito jovem, quando iniciei a minha carreira profissional na área comercial, tendo exercido essa função durante vinte anos em diversas empresas e áreas de negocio, nomeadamente nas que mais me marcaram os dispositivos médicos e a suplementação alimentar, onde tive a oportunidade de contactar com profissionais de saúde e a saúde em si.



Casado e com um filho de tenra idade, senti que era altura de mudar de vida, tomar um novo rumo, abrandar o ritmo da agitação e stress da vida comercial, criar uma nova vida, um novo caminho, novos objetivos e a escolha dessa nova vida foi, como não podia deixar de ser, na área da saúde. A chama do auxílio, do querer ajudar as pessoas a ter mais e melhor saúde o fazer diferente, criar mais valia no que é de mais sagrado para qualquer ser humano, a sua saúde, essa chama foi o inicio daquilo que é hoje uma fogueira que arde no meu peito.

A escolha das medicinas naturais nomeadamente a Naturopatia, foi algo orgânico, o conhecimento ancestral, o natural as plantas com as suas substâncias e propriedades, o ar livre a vida mais calma a liberdade da escolha, o poder ter alternativas o ser diferente, o poder adicionar valor, tiveram peso nessa escolha. Tomada a decisão é necessário regressar aos estudos e á formação a escolha para esse percurso recaio no IPN – Instituto Português de Naturologia, entidade que me acolheu para iniciar e aprofundar os meus estudos e ao longo dos anos outras entidades me acolheram para continuar a aprender e a desenvolver competências, pois nesta área profissional o estudo nunca para.

Concluída a formação inicial abri o meu consultório de saude e bem-estar onde exerço há já quinze anos. E posso afirmar com toda a convicção que me realizo completamente nesta profissão, o desafio de um diagnostico, o pensamento critico para com as substancias que utilizo nas formulações dos suplementos as diversas técnicas como a massagem, homeopatia, iridologia, auriculoterapia, o saber ouvir e perceber a pessoa que esta á minha frente na consulta, o saber ler os sinais que o corpo demonstra quando estou a fazer uma avaliação, o desafio de explicar claro e assertivamente ás necessidades de quem me procura, preenche-me, realiza-me.

Ser terapeuta é algo que entendo ser o meu destino, não é um trabalho, é um prazer, é a minha verdadeira missão de vida, ao impactar positivamente as vidas dos meus pacientes, nas suas diversas vertentes, pois não vejo apenas a doença os sinais e os sintomas (versão redutora da saude), vejo o ambiente frequentado pelo paciente, o meio familiar, os aspetos relacionados com o dia a dia, trabalho, rotinas e as ambições. Estou a promover uma qualidade de vida com propósito e gratificação, entregando as ferramentas mais adequadas á concretização desse grande objetivo, saúde, longevidade, vitalidade. 

Paulo Fernandes 

“O segredo não é correr atrás das borboletas (pessoas)…

É cuidar do jardim para que elas venham até nós.”

D. Elher




ARTIGO SUGERIDO

Educação transpessoal, uma educação para ser

Educação transpessoal, uma educação para ser

Maria Garcez
Por Maria Garcez em Abril de 2020
Tema Sociedade

A Educação é um dos pilares base na construção do ser-se pessoa. 

Mas quando falamos de Educação, que conceitos nos surgem na ...
Ler mais