Observatório Gardunha K4

Por Revista Espaço Aberto em Março de 2022

Serra da Gardunha
+351 963717841
Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 25

A Serra da Gardunha é uma serra de Portugal Continental, com 20 km de comprimento, 10 km de largura e 1227 metros de altitude. Situa-se na província da Beira Baixa, nos concelhos de Fundão e de Castelo Branco, na região do Centro (Região das Beiras), não tendo limites administrativos, pelo que abrange as freguesias de Alcaide, Alcongosta, Aldeia Nova do Cabo, Aldeia de Joanes, Alpedrinha, Castelo Novo, Donas, Fatela, Fundão, Souto da Casa, Soalheira, Vale de Prazeres, São Vicente da Beira e Louriçal do Campo.

Esta zona é a capital da produção de cereja em Portugal, com destaque para as freguesias de Alcongosta e Souto da Casa. Outras freguesias com elevada produção de cereja: Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo, Alcaide, Alpedrinha, Castelo Novo, Fundão.



A Serra da Gardunha é também conhecida por Gardunha (palavra árabe que significa "refúgio").

Aqui encontramos uma pequena quinta gerida por Isaura França, que aos poucos se transformou num lugar aprazível, onde podemos beneficiar de estadia, de lazer, retiros individuais ou em grupo, (podendo ainda associar terapias). Também é possível fazer visitas guiadas á Serra, as visitas podem ser individuais ou em grupo.

Na casa principal encontramos uma suite muito aconchegante e mais um quarto em remodelação. Na sala comum podemos reconfortar com uma salamandra que torna a casa muito acolhedora, a cozinha é bastante espaçosa, podendo ser usada pelos hóspedes. 

A quintinha também oferece estadia numa caravana com quarto e possibilidade de mais um quarto. Outra hipótese, é a hospedagem em tendas (levar tenda), tendo acesso á casa, podendo assim usufruir da casa de banho e da cozinha.

Isaura França Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa, Mestre de Reiki, Hipnoterapeuta Certificada, Terapia Multidimensional, com um caminho espiritual de 25 anos, vivia em Matosinhos e em resposta a um apelo de alma mudou-se para a Serra da Gardunha, construindo um pequeno recando de equilíbrio e bem estar.

“A magia está na coragem de ser e de sentir, acordar com os passarinhos e com a corrente de água da ribeirinha. Viver ou visitar esta Serra está muito para lá do que alguma vez pude imaginar, é fazer parte, estar em comunhão. Certo que somos todos diferentes e cada um cumpre a sua missão, a minha sem dúvida alguma, neste momento, é estar aqui e dizer - Presente!” Isaura França

Maria de Fátima Ribeiro



ARTIGO SUGERIDO

Depressão na mulher

Depressão na mulher

Paulo Fernandes
Por Paulo Fernandes em Março de 2022
Tema Saúde Natural / Publicado na revista Nº 25

Já se passaram dois anos a viver num contexto de pandemia e imensas pessoas pelo mundo sofrem de ansiedade ou depressão, muitas das quais sentem-se ...
Ler mais