Pedro Figueiredo

O Método de Feldenkrais - o Caminho da Consciência.

Por Pedro Figueiredo em Maio de 2021

Tema Saúde / Publicado na revista Nº 20

Dr. Moshe Feldenkrais, engenheiro e físico apaixonou-se pela capacidade que o ser humano tem de aprender, e usando o movimento como ferramenta de pesquisa desenvolveu um método de trabalho, onde junta a ciência e arte com vista à transformação e aperfeiçoamento das nossas capacidades.

Moshe lesionou-se num Joelho a jogar futebol, e nessa altura os médicos foram muito cépticos quanto à possibilidade de voltar a andar normalmente bem como voltar a praticar desporto. Feldenkrais recuperou a sua agilidade ao realizar um trabalho detalhado de auto-observação e organização do seu próprio movimento. Tal facto rendeu-lhe muito amigos interessados em recuperar lesões idênticas. Desta experiencia nasce um dos livros editados pela primeira vez em 1949 na Inglaterra com o Titulo “ Body and Mature Behavior”.

Feldenkrais é portanto um método de educação somática, baseado na aprendizagem através do movimento.

ATM (Consciência pelo Movimento, pela sua sigla em inglês – Awareness Through Movement), ou em sessões individuais chamadas IF (Integração Funcional), são as técnicas que demonstram duas faces da mesma moeda, sendo a primeira um trabalho de grupo e a segunda uma técnica individual.

As aulas de Consciência pelo movimento são efectuadas maioritariamente no chão com um colchão, e visam melhorar a habilidade para expandir os limites do possível, com ajuda de um professor que nos guia nessa autodescoberta de sensação, sentimento, pensamento e acção. Tornar possível o impossível, tornar o difícil fácil e o do fácil evoluir para o elegante torna-se uma constante nestas aulas de grupo. A leveza e redução de esforço na execução dos movimentos de Feldenkrais são ingredientes importantes para sentir, pensar e reconhecer as diferenças sentidas durante a aula, bem como também entre o início e o fim da mesma. Estas diferenças são notadas quer seja em termos de corpo quer seja em termos de mente.

A integração Funcional tem exactamente o mesmo propósito, mas esta técnica é executada individualmente numa marquesa adequada, onde o professor através do toque convida o aluno a sentir todo o processo de aprendizagem. Neste trabalho aluno e professor estão em comunicação através do toque, para promover o que é necessário com vista à aprendizagem do aluno naquele momento. A sessão é sempre no máximo conforto possível, pelo que a dor  não existe neste método. Sempre se procura auxiliar o padrão do aluno com o objectivo de criar segurança e ambiente para promover a referida aprendizagem.

Nesta perspectiva este método se torna muito hábil na recuperação física e mental, embora saliento que não é objectivo do método curar ou tratar patologias mas sim criar uma aprendizagem eficiente para o aluno saber lidar melhor com algo que o preocupa ou impede de realizar os seus movimentos no seu dia-a-dia, embora exista uma grande procura pelo método todo em todo o mundo, com objectivo de melhorar dores músculo-esqueléticas, ou recuperação de traumas físico e neurológicos. É um método único, cujo principal objectivo é melhorar a condição humana em todas as suas áreas de actividade, quer no mundo do desporto, no local de trabalho ou de formação, na saúde, ou até mesmo na pesquisa científica.

Pedro Figueiredo

Osteopata e Professor do Método de Feldenkrais®, 

Cédula Profissional -  C0031186    


ARTIGO SUGERIDO

Auriculoterapia

Auriculoterapia

A terapia que veio da China e se aperfeiçoou no Ocidente - Da evidência empírica à evidência científica

INTRODUÇÃO

A Auriculoterapia é um dos ...
Ler mais