Isabel Lopes

Inteligência Emocional

Por Isabel Lopes em Fevereiro 2021

Tema Desenvolvimento Pessoal / Publicado na revista Nº 19
337 visualizações

Nas próximas edições apresentarei algumas ferramentas de Inteligência Emocional que todos os educadores deveriam praticar no dia-a-dia com as crianças. Colocarmo-nos no seu lugar torna a educação mais leve e mais simples.

Todos beneficiam com isto. Vamos lá…

1º Passo: Ter consciência das Emoções da Criança

Se os pais conseguirem ser conscientes das suas emoções então também poderão ter consciência das emoções dos seus filhos.

Nem sempre é fácil compreender os sentimentos das crianças pois expressam-nas muitas vezes de forma indireta, mas se o adulto escutar com o coração aberto poderá descodificar mensagens que as crianças, inconscientemente escondem nas suas interações, brincadeiras e comportamentos diários.

A questão é que tanto as crianças como os adultos têm uma razão para as suas emoções, embora possam conseguir explicá-las ou não.

Sempre que virmos o nosso filho ficar zangado ou aborrecido sem aparente motivo, talvez seja importante descascar a cebola e tentar perceber qual a situação que o levou a tal comportamento.

Uma criança de 3 anos não se vai virar para a mãe e dizer: “ Desculpe lá mãe, ultimamente ando rabugenta porque ando debaixo de um stresse danado desde que fui para o infantário novo”.

A criança manifesta o seu descontentamento ou adaptação, mostrando as suas birras, a sua dificuldade em dormir, pesadelos, a sua enurese noturna, dores de cabeça etc.

Nada melhor nestas idades do que brincar com as crianças ao faz de conta para tentar perceber o que perturba a criança.

Colocar-se no seu lugar e ver o seu mundo da sua perspetiva é a melhor atitude que pode ter.

Quando sentir o seu coração abrir-se para o seu filho, quando souber que está a sentir aquilo que o seu filho sente, então estará a experimentar empatia, o fundamento da Orientação Emocional.

O mesmo se aplica aos educadores e professores. Aconselho a escutarem e a observarem com o coração, porque cada ser é único e diferente de todos os outros e merece ser devidamente escutado e compreendido.

Vamos lá formar um mundo melhor!

Isabel Lopes


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Desenvolvimento Pessoal
5945 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Diário da Alma

Por Lurdes Pinheiro
Edições Mahatma
451 visualizações

Quando precisamos de ser organizados dentro e fora de nós, usamos uma agenda para que os nossos afazeres aconteçam na hora certa e no momento apropriado. ...
Ler mais