
A Natureza é, sem dúvida, a melhor farmácia do mundo. Para cada mal (doença ou carência), ela tem sempre o remédio indicado. Todos os povos ditos primitivos sabem-no muito bem.
Nas comunidades que vivem mais integradas e em harmonia com a Natureza, as crianças começam, desde os primeiros anos de vida, a observar e a desvendar todos os segredos contidos no meio que as rodeia.
Qualquer pessoa que vive no campo e em contacto com a terra desenvolve a capacidade de sentir, de perceber a maravilhosa panaceia de remédios naturais que está ao seu alcance. Quando algo não está bem, em vez de correr para a farmácia e desatar a consumir químicos que a intoxicam, ela é capaz de, tranquilamente, assumir o seu próprio tratamento, valendo-se da utilização de produtos da horta e do pomar.
Os remédios da farmácia atuam depressa e as melhoras costumam ser rápidas, mas também causam também estragos, alguns irreparáveis.
Cada um de nós, que atingiu um certo grau de consciência, sabe que é o responsável por manter e melhorar a qualidade da sua energia. Para isso, nada melhor do que tentar sintonizar com a (mãe) Terra e ter acesso aos seus frutos que, não só nos alimentam, como nos fortalecem e protegem contra males e doenças e até nos curam. Uma mãe cuida sempre dos seus filhos.
Recentemente, dei-me conta da semelhança que existe entre alguns frutos e certos orgãos do corpo humano. Ao olhar uma noz e perceber o quão se parece com um cérebro, algo se acendeu e iluminou na minha consciência. Provavelmente, este fruto teria propriedades benéficas para o funcionamento do cérebro. Investigando, aprendi que as nozes são ótimas para o desenvolvimento de alguns neurotransmissores no cérebro. Achei esta correspondência maravilhosa...
O tomate, por exemplo. É vermelho e tem quatro compartimentos como o coração. Está carregado de licopeno, super alimento para o sangue e o coração.
A batata doce lembra o pâncreas. É muito boa para regular o índice glicémico dos diabéticos.
A laranja e a toranja assemelham-se às glândulas mamárias das mulheres e promovem o fluxo da circulação linfática dentro das mesmas.
Os figos, cheios de sementes, nascem e crescem pendurados aos pares e parecem testículos. Eles ajudam à mobilidade do esperma masculino e fazem aumentar a contagem de espermatozóides, impedindo a infertilidade masculina.
A forma de um abacate, de uma pêra ou de uma beringela é muito parecida com a do útero feminino. Todos eles beneficiam a saúde e o bom funcionamento tanto do útero como do seu colo.
Uma fatia de cenoura... Se a observarmos com atenção, ela vai lembrar-nos um olho humano com pupila, íris e linhas radiais. E a ciência confirma que a cenoura ajuda no seu bom funcionamento, ao otimizar o fluxo de sangue.
Poderíamos enunciar muitos outros frutos. Na verdade, o desafio na busca da saúde e do bem estar é encontrar a sintonia com a Natureza, com a vida em que estamos inseridos. A chave é essa disponibilidade para entender que não é necessário mergulharmos ansiosamente num labirinto de informação, que nos leva muitas vezes à confusão mental.
Se nos mantivermos centrados e serenamente atentos, tanto a nós próprios, quanto a tudo o que está ao nosso alcance, facilmente descobriremos o acesso à mais preciosa informação; aquela aonde nos leva o nosso natural sentido de orientação.
Eu acredito que a vida põe ao nosso dispor tudo quanto nos é necessário. E gosto de abrir-me a essa abundância; de a respirar, de a absorver; de deixar-me impregnar por ela e levá-la a todo o meu Ser, para, em seguida, a devolver à Vida, amplificada pela minha gratidão.
Maria Carneiro
ARTIGO MAIS VISTO

Reforçar a imunidade é urgente
Um contributo da medicina tradicional chinesa na luta contra o COVID-19
Se alguém me dissesse, há ...
Ler mais
OUTRAS LEITURAS
Memórias de um Despertar
Por Pedro Elias
Ler mais