O caminho está a nascer em Portugal

O caminho está a nascer em Portugal

Por Fernando Pereira Nogueira em 08-2021

Sinopse

Estamos, hoje, perante uma sociedade em acelerado estado de degradação a todos os níveis: do ponto de vista ecológico, político, social, económico, ético... Enfim, uma sociedade que se encaminha a passos largos para um fim triste. Se bem que até a morte tenha remédio. Neste caso, o remédio é Nascer de Novo. E há uma Força renovadora a querer nascer em Portugal, uma Força a querer implementar um autêntico Nascer de Novo Civilizacional. E é exatamente essa a proposta de Teoria do Campo - Caminho Unitário: uma obra que desafia todos os cientistas, todos os intelectuais, todos os políticos, todas as entidades do foro religioso, enfim, todos os homens da Terra, para o grande debate da civilização. Um debate que tem que ser feito em tempo útil, pois certamente perderão o seu lugar na História os povos que não chegarem à Civilização Orgânica.

Porque a liberdade política somente existe nos limites da Necessidade dos ciclos naturais. E ao estádio histórico seguinte só passam os que se alinham positivamente à Ordem Natural das Coisas. Perdendo o seu lugar na História Natural as forças caídas no polo negativo orientado regressivamente em sentido involutivo. Pois se é no oceano global da História Natural que estamos inexoravelmente mergulhados, contra este Poder Natural a história política nada pode. E sendo assim, é bom que eu aspire a conhecer melhor a Divina Ordem Cósmica, a harmonizar-me com Ela, e a colocar-me no Caminho de ascensão simultaneamente Espiritual e Científica. E no fim, o Triunfo (por muito que isso custe aos indefetíveis do erróneo Darwinismo), não é nunca dos que têm a fraqueza de se pretenderem fortes, mas sempre dos que têm a Força de se deixarem parecer fracos.

Fernando Pereira Nogueira

Biografia

Fernando Pereira Nogueira, nascido em 1949, na encosta Sul da Guardunha, de família camponesa. Viveu a meninice na Póvoa de Santa Iria, onde o pai foi operário vidreiro.

De regresso ás origens, fez a instrução primária em Monte Leal, freguesia de Vale de Prazeres.

Teve a sorte de não ficar " agarrado á enxada", por a Sr, Professora e o Sr. Prior lhe reconhecerem faculdades intelectuais para frequentar o Seminário do Fundão.

E de 1976 a 1981 foi coexistindo pacificamente na Universidade de Lisboa.

De Outubro de 1977 a Junho de 1981, aproveitou, de um ponto de vista logístico, as estruturas da Universidade para fazer - à laia de autodidata - o seu próprio curso.

Em meados de 1981 - sem diploma e sem modo de vida - vê-se obrigado a voltar à aldeia com o rascunho da Teoria do Campo (Caminho) Unitário e a esperança de começar a publicar algum livro...

Mas o regresso ao trabalho do campo, de provisório foi-se tornando definitivo.

E é esta a história sucinta deste Luzitano, que um dia teve um "Sonho", e nunca desistiu de o concretizar.


OUTRAS LEITURAS

Murmúrios de um Tempo Anunciado

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
Murmúrios de um Tempo Anunciado é um romance histórico que atravessa um dos períodos mais intensos do Cristianismo. De Décio a Constantino, das perseguições à instauração do dogma, de ...
Ler mais