Auto conhecimento
O autoconhecimento é a capacidade que temos de entender nossa personalidade e o que motiva as emoções que sentimos. Conhecer a si mesmo possibilita prever como reagir a determinadas situações, interpretando os sinais que a mente nos dá, para assim, quebrar padrões de comportamento destrutivos e elaborar novas formas vantajosas de viver a vida.
A abordagem transpessoal em Psicologia é de imensa relevância no tempo actual e, na minha perspectiva, uma ponte para uma Psicologia futura ainda a dar os seus primeiros passos. Nascida das correntes humanistas, procura abordar o ser humano na sua integralidade, o que compreende a dimensão espiritual. Como tem uma perspectiva desenvolvimentista e evolutiva, ocupa-se dos processos de transformação. Desta maneira, visa abarcar tanto a personalidade como aquilo que existe além do ego e que é essencial à saúde.
Algumas das suas áreas de interesse são os estudos da consciência e suas particularidades, o ênfase na integração e consciência do individuo em todos que são sistemas complexos progressivamente mais amplos e as práticas transformativas que provêm tanto daquilo que é transversal a sistemas filosóficos e espirituais como da ciência de ponta.
Utiliza recursos comuns a outras abordagens que complementa com os que lhe são mais próprios e confere bastante importância a temas como o treino da atenção e da meditação; a imaginação criadora; estados modificados de consciência e suas induções, por permitirem acesso a instâncias super-organizadoras da psique; sonhos; fenómenos “anómalos”; a possibilidade da existência de consciência e processos psicológicos antes e depois da vida; a morte e o morrer; a interligação; a consciência como possível matriz da matéria emergente.
Terapeutas destacados em Abordagem Transpessoal :
Arte-Terapia/Psicoterapia destaca-se como um método de tratamento psíquico que utiliza mediadores artísticos no contexto de um processo terapêutico específico. Isto resulta numa relação terapêutica própria baseada na interação entre o sujeito (criador), o trabalho artístico (criação) e o/a arte-terapeuta/psicoterapeuta. O recurso à imaginação, simbolismo e metáforas enriquece o processo. As características acima referidas facilitam a comunicação, o ensaio de relações de objeto e a reorganização de objetos internos, uma expressão emocional significativa e um maior autoconhecimento, libertando assim a capacidade de pensar e a criatividade. (Ruy de Carvalho, 2001) (Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia)
Terapeutas destacados em Arte-Terapia:
A Astrologia são estudos que analisam todos os corpos celestes e as possíveis relações e influências que eles possuem na vida das pessoas e até mesmo acontecimentos na Terra que são pautados pela vibração e energia de um determinado planeta.
A palavra astrologia é de origem grega, onde “astron” significa estrelas ou astros, que junto com “logos” que tem significado de estudo, traz a interpretação completa de estudo dos astros ou ainda o estudo das estrelas.
Com a Astrologia é possível entender melhor sobre todos os corpos celestes, a posição dos planetas no sistema solar, como eles influenciam a personalidade, impulsos e motivações de uma pessoa.
O mapa astral é uma ferramenta que mostra onde estava cada planeta no momento do seu nascimento. É por isso que é considerado uma das ferramentas mais importantes da Astrologia, pois com ele conseguimos entender de forma completa a nossa personalidade, desafios, pontos a serem fortalecidos e qualidades que devem ser destacadas para termos mais sucesso nas nossas vidas!
Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.
Terapeutas destacados em Astrologia:
Segundo Grant (1999), numa definição também citada pela Association for Coaching, o coaching é uma colaboração focada na solução, orientada para os resultados e um processo sistémico em que o coach (profissional de coaching/tutor/instrutor) procura facilitar a melhoria de desempenho no trabalho, experiência de vida, auto-aprendizagem e crescimento pessoal do coachee (cliente), ou seja, podemos definir o coaching como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, sustentado por um profissional que auxilia no desenvolvimento de competências.
Assim, o coaching coadjuva o profissional (cliente) a descobrir o que ele realmente quer para poder construir, de modo estratégico, a sua trajetória profissional/pessoal.
Até pela abrangência das áreas o coaching tem diversas aplicações. Assim, destina-se a todas as situações em que o cliente (empresa ou particular) deseja atingir determinados objetivos, metas/sonhos. Foca-se sempre no futuro, ou seja, naquilo que se pretende atingir e na forma como poderemos lá chegar, bem como quando o desejamos alcançar. Desta forma, o coaching pode ser útil para os líderes, profissionais (início de carreira ou com uma carreira já sustentada), equipas e organizações que tenham como objetivo atingir alto rendimento, quer a nível profissional quer a nível pessoal.
Benefícios:
- Para estabelecer e tomar medidas no sentido de alcançar as metas pretendidas;
- Torne-se mais auto-suficiente;
- Mais trabalho e satisfação com a vida pessoal;
- Para que o profissional contribua mais eficazmente para a equipa de trabalho/organização;
- Assumir uma maior responsabilidade e responsabilização nas suas ações e compromissos;
- Para trabalhar de forma mais produtiva com os outros (chefes ou subordinados) e comunicar mais eficazmente.
(Ekonomista)
Terapeutas destacados em Coaching:
O Coaching parental é uma preciosa ferramenta para os pais e educadores em geral. Estes aprendem a usar ferramentas que permitem lidar mais facilmente com grande parte das questões que envolvem as crianças: birras, medos, dificuldades de aprendizagem, busca de um caminho vocacional, disciplina, mudança de escola ou de professor, hospitalização, separações, etc.
O life coach ajudará os educadores a encontrarem o caminho mais correto para ajudar a criança a resolver determinado problema ou situação de vida.
O coaching pode ajudar os seus filhos a viverem mais felizes emocionalmente, com mais auto-estima e sucesso pessoal e escolar. Ajuda a estimular a inteligência, a criatividade e ajuda a criança a lidar melhor com as suas emoções.
O programa de coaching para crianças destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos, sendo a abordagem e as técnicas utilizadas de uma forma lúdica e adequadas à idade
(Isabel Lopes)
Terapeutas destacados em Coaching Parental:
A técnica chinesa pode ser aplicada tanto em residências, quanto em espaços comerciais e empresas. Mas sempre com o intuito de tornar o ambiente saudável e atrair soluções. “Com o Feng Shui conseguimos trabalhar áreas que regem a vida como família, amigos, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho.
Terapeutas destacados em Feng-Shui:
Numerologia é uma pseudociência que recorre à simbologia dos números e a operações matemáticas para interpretar os nomes próprios em análise de forma a predizer as características da personalidade e mesmo o destino dessa mesma pessoa.
Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.
Terapeutas destacados em Numerologia:
Reconhecida internacionalmente como a fórmula da excelência humana, a Programação Neurolinguística é uma ferramenta que utiliza a linguagem do cérebro para potenciar a comunicação, o comportamento e a evolução humana. A PNL tornou-se a tecnologia de escolha do século XXI devido a sua grande eficiência em atingir os resultados desejados e, exatamente por este motivo, é procurada por todos aqueles que procuram tornar-se uma melhor versão de si mesmos.
A partir do estudo da estrutura da mente, do pensamento e da linguagem verbal e não-verbal, a Programação Neurolinguística desenvolve conceitos e técnicas no sentido de reprogramar estratégias mentais inconscientes.
Noutras palavras, a PNL consiste numa prática baseada na observação e análise de como nós mesmos e cada pessoa organiza os seus pensamentos, as suas emoções, a sua fisiologia, a sua linguagem e o seu comportamento, criando estratégias inconscientes, que produzem os resultados que temos, positivos ou negativos.
A primeira e mais importante técnica da PNL é auto-generativa, ou seja, é a mãe de todas as outras técnicas: a Modelagem da excelência humana:
Perceber como pessoas geniais em algum contexto organizam o seu mapa mental, emocional e físico (quase sempre de forma inconsciente), para terem a performance de excelência;
Codificar esse procedimento de forma a outras pessoas poderem aprender e produzir resultados próximos, idênticos ou melhores
(InPL)
Terapeutas destacados em Programação Neurolinguística (PNL):
Chama-se Tarot Terapêutico porque, embora não cure (é a pessoa que se cura), ajuda a curar.
Identificar, entender e desativar os medos, crenças e outros bloqueios que impedem a realização integral do indivíduo até tornar-se um ser completo. Ou seja, até chegar a ser plenamente ele mesmo, pois é para isso que estamos aqui.
O Tarot Terapêutico é um Tarot para a nova Era. Não possui foco puramente adivinhatório aos eventos do dia a dia, mas sim na capacidade de orientar uma pessoa na sua transformação pessoal.
Neste Tarot são trabalhados sistemas de crenças, medos e bloqueios que precisam ser dissolvidos, e as atitudes que devem ser tomadas.
Partilhamos a opinião de que a terapia é um complemento ao ato médico. Em caso de necessidade, consulte o seu médico.