Perfil do Terapeuta
Sandra Gonçalves
Terapias que pratica
Consultório
Ver no mapa
Ver no mapa
Ver no mapa
Contactos
Curriculum Vitae
A sua actividade profissional decorre em três âmbitos (investigação, ensino/formação e clínica) que têm em comum desenvolverem-se nas zonas de encontro entre a Psicologia e outras disciplinas do saber.
Licenciada em Psicologia pela faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pós-graduada em TRVP (Terapia de Regressão a Vidas Passadas) e Psicologia da Consciência pela Alubrat .Integrou duas equipas de investigação em psicofisiologia dos estados modificados da consciência que contaram com o apoio da Fundação Bial.Foi sócia fundadora, tendo desempenhado vários cargos nos corpos sociais da Alubrat (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal).
Coordenou pedagogicamente a Pós-Graduação em Psicologia da Consciência na Universidade Autónoma de Lisboa, em que também leccionou. Co-editora e co-autora do volume Psicologia da Consciência (Editora Lidel, 2003).
Integra o conselho consultivo do Projecto Stellar, dinamizado pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto. O Projecto Stellar , observatório internacional de Fenómenos Anómalos, tem por objectivo o estudo aprofundado dos fenómenos anómalos não identificados, à luz das diferentes áreas do conhecimento.
Enquanto formadora, tem apresentado comunicações e orientado formações para vários grupos demográficos e académicos sobre temas diversos, entre os quais:
- Psicologia Perinatal (como nos desenvolvemos psicologicamente antes, durante e depois do nascimento);
- Sonhos numa abordagem psicológica (como aceder-lhes, compreendê-los e integrá-los para maior saúde, criatividade e consciência);
- Ferramentas psicológicas e meditativas para a saúde e o equilíbrio (selecção de práticas breves de várias tradições, da psicologia e da psicofisiologia, que contribuem para o bem-estar individual e social);
- Trauma e situações de crise (formação para não-psicólogos das áreas da saúde, social e educativa)
- Meta-cognição e auto-conhecimento (como pensamos, entendemos e gerimos os nossos processos de aprendizagem e desenvolvimento);
- Múltiplos modelos, experiências, contextos diferenciados em educação (iniciativas, contextos e métodos de aprendizagem que expandem os conceitos tradicionais: escolas livres, comunitárias, abertas, mentorias, grupos de aprendizagem, escolas experimentais, na cloud, na natureza, ensino doméstico, individualizado, não-directivo...);
Juntamente com Mariana Inverno, é responsável pelo Projecto RELIGARE que tem como missão re-aproximar o ser humano de si mesmo e contribuir para mudanças qualitativas, tanto individual como colectivamente. Promove o auto-conhecimento, a reflexão e a re-ligação ao ser interior para que a acção no mundo exterior possa ser genuína, mais livre e consequente. Fá-lo através de múltiplas vias privilegiando a arte, a poesia, a escrita e a entrevista ( https://www.religareproject.org/ )