
O PROCESSO DA REENCARNAÇÃO
Por Maria Ribeiro em Novembro de 2024
O que é reencarnação?
O processo de reencarnação é uma crença presente em várias tradições espirituais e religiosas ao redor do mundo, como o hinduísmo, o budismo e algumas filosofias esotéricas. A ideia central é que a alma ou espírito de uma pessoa renasce em um novo corpo após a morte, permitindo que a entidade viva novas experiências e aprenda lições ao longo de múltiplas vidas.
Assim podemos considerar alguns aspectos:
- Ciclo de Vida e Morte*: A reencarnação é vista como parte de um ciclo contínuo de vida, morte e renascimento. Este ciclo pode ser influenciado por ações e escolhas feitas em vidas anteriores.
- Karma*: em muitas tradições que acreditam na reencarnação, o conceito de karma é fundamental. As ações de uma pessoa em uma vida afetam as circunstâncias de suas próximas vidas. Boas ações podem levar a um renascimento mais favorável, enquanto ações negativas podem resultar em desafios.
- Aprendizado E Evolução*: A reencarnação é muitas vezes entendida como uma oportunidade para a alma evoluir, aprender lições necessárias e, eventualmente, alcançar um estado de iluminação ou libertação.
- Experiências Passadas*: algumas pessoas acreditam que através de práticas como a hipnose ou meditação, é possível ter acesso á informação de vidas passadas.
- Objetivos Espirituais*: O objetivo final pode variar entre as tradições, mas muitos acreditam que a reencarnação continua até que a alma alcance um estado elevado de consciência ou união com o divino.
Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo define reencarnação como "a volta da alma ou espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo".
Ao longo das encarnações o espírito comete erros, aprende, reflete e tem experiências que o marcam profundamente, mas sempre com o objetivo de passar de uma ordem espiritual inferior para outra mais elevada. Com exceção dos espíritos de primeira ordem, todos os outros devem reencarnar sucessivas vezes, pois estão em aprendizado constante.
O processo de reencarnação nunca acontece sem um objetivo ou motivo, pois os seres podem estar em missão, provação ou expiação.
Missão é a tarefa ou o poder conferido a alguém para realizar algo. Porém, vale ressaltar que encarnar em virtude de uma missão somente ocorre para uma minoria de espíritos.
A provação é o ato ou efeito de provar e geralmente é sofrida por alguém a fim de determinar se já possui condições de vencer os percalços da vida.
Já na expiação acontece a grande parte das reencarnações, ou seja, a razão é o pagamento de débitos adquirido em vidas anteriores. Como uma espécie de castigo ou penitência, é o resultado do mau procedimento do indivíduo perante a Lei de Deus, que está inscrita na consciência de cada um.
Seria possível reencarnar na mesma família?
Os estudiosos do Espiritismo afirmam ser possível e até constante um espírito desencarnado voltar à Terra como um membro da família que um dia deixou. Isso porque a família é o ponto de encontro, é a escola onde os seres se juntam para evoluir.
Quantas vezes um espírito deve reencarnar?
Um espírito pode reencarnar quantas vezes necessitar para o seu desenvolvimento, sem perder sua individualidade, mudando apenas de personalidade. Isso porque a cada encarnação o espirito sofre a influência do novo corpo, do novo ambiente físico e sociocultural, da nova família, e dos amigos.
Maria Ribeiro
ARTIGO SUGERIDO

Recordações ou Frustrações?
O teu ano terminou com sucessos ou com lamentos daquilo que deveria ter acontecido e não aconteceu?
Chegamos a esta altura do ano e ouvimos a maioria das pessoas a falar sobre promessas ...
Ler mais