O Dia do Pai, ou Dia dos Pais, tem suas origens numa mistura de tradições e eventos históricos ao longo do tempo. Uma das primeiras influências para a criação do Dia dos Pais remonta à antiga Babilônia, onde havia uma celebração similar, que homenageava o pai do imperador durante um festival chamado "Akitu". Na Grécia antiga, havia também uma festividade em honra de Cronos, pai de Zeus, que era celebrada com banquetes e presentes. No entanto, a moderna tradição do dia do Pai que conhecemos hoje foi influenciada pela criação do dia da Mãe, a primeira comemoração oficial do dia da Mãe foi em 1907, nos Estados Unidos, quando Anna Jarvis organizou um evento para honrar a sua própria mãe e todas as mães, lançando um movimento para criar o “dia nacional das mães.”. Logo após essa celebração, houve um movimento para estabelecer um dia similar para homenagear os pais.
Em 1910, Sonora Smart Dodd, do estado de Washington nos EUA, propôs a criação do Dia dos Pais em homenagem ao seu pai, William Jackson Smart, um veterano da guerra civil que criou seis filhos sozinho após a morte de sua esposa. A proposta foi bem recebida, e em 1910, o primeiro Dia dos Pais foi celebrado em Spokane, Washington. A ideia rapidamente se espalhou para outros estados americanos e, replicado, para outros países.
Atualmente o dia do Pai, é uma data celebrada em várias partes do mundo para homenagear a paternidade. A paternidade é o estado ou qualidade de ser pai, os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e na orientação dos seus filhos, é um papel fundamental na vida de uma criança, envolvendo não apenas a contribuição biológica para sua conceção, mas também um compromisso emocional, financeiro e de apoio ao longo da vida. A paternidade envolve uma variedade de responsabilidades, desde logo a criação e educação dos filhos á dadiva de amor, conforto, orientação, apoio emocional e ensinamentos ao longo da vida. De notar que quando nasce uma criança esta não vem acompanhada de livro de instruções, logo tudo é aprendizagem, tentativa e erro, aprendizagem e crescimento pessoal para os próprios pais, à medida que enfrentam desafios, celebram conquistas e desenvolvem um vínculo especial com seus filhos ao longo do tempo, para se formar o melhor ser humano.
A importância da paternidade vai além da mera presença física de um pai na vida de uma criança, envolve também a qualidade das interações e do relacionamento entre pai e filho, bem como o papel ativo do pai no desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança. Pais envolvidos e presentes têm um impacto significativo no bem-estar e no desenvolvimento saudável de seus filhos.
Em resumo, a paternidade é um papel vital na formação e no desenvolvimento das crianças, e desempenhar esse papel de maneira responsável e amorosa é fundamental para o florescimento e o sucesso das futuras gerações. Acresce também que para o pai, ver o seu filho desenvolver-se e tornar-se num bom ser humano, se revela a sua maior realização e a forma de se sentir gratificado e orgulhoso por toda a dedicação e empenho investidos.
Esta é uma ocasião especial para os filhos expressarem seu amor, gratidão e apreço pelos seus pais, por vezes através de presentes, cartões e gestos carinhosos, mas acima de tudo pela partilha de tempo e momentos em conjunto que certamente fortalecerão os laços afetivos entre ambos.
Portanto no dia do pai celebre-se a comunhão, partilha e felicidade de coabitarem ou
conviverem JUNTOS!
Um Bem Haja a TODOS OS PAIS!
Paulo Fernandes
ARTIGO SUGERIDO
O ano de 2024 é regido por Saturno, um planeta associado à concretização, estrutura, ...
Ler mais