Silvana Correia

2023 – Plutão em Aquário, Nós o Povo

Por Silvana Correia em Dezembro de 2022

Tema Desenvolvimento Pessoal / Publicado na revista Nº 30

‘’É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas'', Antoine de Saint-Exupéyk in O Principezinho. A humanidade vive um processo da Fênix que ressurge das cinzas. 2023 revelará ainda mais a força das larvas que querem conhecer a sua dimensão borboleta. A força do colectivo, do povo na transformação da sociedade. Há um paralelismo entre alguns ciclos planetários e acontecimentos históricos marcantes para a humanidade, sendo estes os grandes divisores de águas, de mudanças de paradigmas, de consciência. O movimento de Plutão define os grandes capítulos da história mundial, marca temas geracionais de significado histórico. Plutão é um planeta geracional, transpessoal –, visão planetária, universal. O início desta crise, desta transformação, corresponde à entrada de Plutão em Capricórnio em 2008, de onde sairá em Novembro de 2024 para ingressar em Aquário, signo no qual transitará até 2044. Porém, devido ao seu movimento directo e retrógrado, Plutão transitará pelo último signo de Ar do zodíaco, três meses em 2023, e nove meses em 2024. Lembrar que, em 2008, iniciou a maior crise financeira desde 1930. Nos EUA, o banco de investimentos Lehman Brothers, entra em falência arrastando, como uma bolha, todo o mundo para uma crise mundial. 

Movimento de Plutão em Aquário: 

23 de Março de 2023 - entra em Aquário; 

11 de Junho de 2023,  devido ao seu movimento retrógrado,  ingressa novamente em Capricórnio; 

21 de Janeiro de 2024 – volta a Aquário; 

1º de Setembro de 2024, devido ao seu movimento retrógrado,  ingressa novamente em Capricórnio;

19 de Novembro de 2024 entra novamente em Aquário onde fica até 2044;

Em 2023 e 2024, Plutão está na sua caminhada final por Capricórnio, a sua expressão está muito forte, acelerando as quedas e a dizimação, fazendo morrer tudo o que é tóxico e já não serve dentro do inconsciente colectivo e individual. Observaremos, de uma forma expressiva, a acção titânica de Plutão, fazendo emergir para a luz, ainda mais temas de corrupção. O ingresso de  Plutão em Aquário  −, por três meses em 2023,  potenciará muito gigantes manifestações. O poder do povo, do colectivo, será ainda mais explosivo, radical e imprevisível, bem como  o abuso de poder das estruturas sociais sobre esse mesmo povo. Veremos um micro ínicio, do que está por vir nos próximos anos, em diferentes áreas, até 2044. A vida, tal como a conhecemos, ficará apenas na nossa memória, uma Nova Era da humanidade está apenas em fase de incubação.

Plutão, o grande mestre das trevas, das crises, define as transformações de Eras e épocas, inícios e fins. Tem um ciclo,  por todo o zodíaco, de cerca de 248 anos. Planeta de extremos, de transformações radicais, desde 2008,  tem criado o caos nas estruturas sociais, estruturas de poder, economia. Esta energia Plutónica liberta, colapsa o que está invisível e o que necessita de ser libertado para integrarmos os novos programas –, Era de Aquário. O ciclo de Plutão faz morrer tudo o que é tóxico  e já não serve dentro do inconsciente colectivo e individual. Plutão rege o signo de Escorpião, simboliza a Fênix que ressurge das cinzas, a borboleta que emerge numa representação da transformação e da cura interior através do autoconhecimento. Faz emergir temas que devem ser iluminados –, rompe ilusões, em busca da verdade absoluta. Ele simboliza o poder da Natureza, de Deus, de uma força maior. Elimina o que não sustém a vida,  para deixar espaço para o Novo. Rege tudo o que é massivo, titânico. Está associado à sombra colectiva, aos movimentos de massa. Na sua expressão sombra, simboliza tirania, corrupção,  controle e poder absoluto, figuras de poder que infuência governos, bancos, grandes coorporações, lado obscuro, negro, o que opera por trás da cortina. Como regente de Escorpião, lida com a energia cármica da morte e do renascimento. Esperar suavidades na transição para uma Nova Terra,  uma Nova Consciência, seria como esperar que um elefante entrasse numa loja  de cristal e  não partisse nada. Não há expansão sem contração –, a história fala-nos disso. A humanidade está na contração, no choque, na fricção. Em  2023 a polarização será ainda mais profunda, evidente, radical, podendo gerar, ainda mais grupos fanáticos, gerando caos e violência, através da proliferação de ideias radicais e ações de grupos violentos.

Aquário é o Ar da mais alta frequência, é o Ar para além da mente analítica, é a mente superior. Traz a percepção de como podemos caminhar para o futuro, como podemos  resolver grandes desafios que nos parecem irresolúveis em todas as áreas –, ambiente, economia, agricultura, sistemas, redes, sociedade, ciência  -, é a visão mais abrangente do movimento evolutivo. Aquário contempla a reforma da sociedade para o benefício  de todos, visão colectiva, onde a ética, a justiça fazem parte como sendo algo intrínseco, natural. Rege a tecnologia, a comunicação de um para muitos –, internet, redes sociais, a ciência, o povo,  o colectivo. 

Em 2023, potencialmente, veremos  cada vez mais empresas como: Amazon, Google, Microsoft, Apple, Facebook, Twitter, entre outras, a serem escrutinadas por diferentes práticas obscuras, contudo, a serem ainda mais agressivas no uso das mesmas. O tornado de desinformação, de ruído, de ataques através da informação será ainda mais radical. Os ciberataques contra países, corporações, pessoas irão aumentar e ficar mais agressivos. Podemos ver um aumento de patologias geradas por radiações, aumento da bipolaridade, esquizofrenia, problemas mentais. As novas armas, o campo de batalha, estará cada vez mais na internet, na inteligência artificial, na biotecnologia e ADN, nos algoritmos, no big data –, na manipulação dos mesmos. É uma guerra onde vale absolutamente tudo, onde o ser humano é manipulado através de sua parte neurológica –, guerra de quinta geração. Ou seja, é a sombra de Putão, abuso de poder, sobre o coletivo com novas armas –, Aquário. 


A última vez que Plutão transitou por Aquário, foi no Sec VIII (1778-1998), porém, foi só em 1930 que foi descoberto. Aquando o trânsito anterior, ocorreu a Revolução Francesa –,  1789-1799, época no qual Urano foi descoberto, regente de Aquário. O povo – Aquário, reivindicou,  perante aqueles que estão no poder: Igualdade, Liberdade e Fraternidade –, o slogan da Revolução Francesa. Em 2023, um grito colectivo parecido começará a ser entoado com mais força. Os trânsitos de Plutão por Aquário marcam tempos de grandes convulsões, lutas, guerras, porém, marcam um salto no despertar colectivo – é o Ar da Mente de Deus, sintético e unificador. Impulsiona a humanidade para o desenvolvimento social, político, económico, científico, assentes na visão de que todos os seres humanos são iguais, estão interconectados e têm os mesmos direitos. 

Os anos finais de Plutão em Capricórnio, e o início de Plutão em Aquário, coincidem com o trânsito de Urano em Touro –, 2018-2026, e os eclipses, até Outubro de 2023, no eixo Touro-Escorpião. Ou seja, signos do elemento Terra, liga-nos à matéria, posse, segurança, lado tangível. Touro  é a  primeira Terra do zodíaco,  é  a manifestação da realidade física. Rege o dinheiro, as posses, os recursos, sendo, por isso, o símbolo perfeito para simbolizar o mundo financeiro. Capricórnio, a última Terra do Zodíaco,  simboliza as instituições sociais, de tudo que a sociedade estrutura no tempo, no sentido de organizar a sua vivência no colectivo. Em 2023, com o Plutão por três meses em  Aquário –, energia Yang, rápida e imprevisível, focada no futuro, acelera transformações no mundo financeiro –, na segurança, nas posses, podendo ocorrer mudanças radicais que comprometem a confiança sobre as instituições financeiras. Uma crise maior do que em 2008 poderá ocorrer. Em simultâneo, poderemos ver um forte crescimento na economia descentralizada e tecnológica, por exemplo,  um grande crescimento na moeda digital –, criptomoedas, onde assumirão cada  vez mais um local de destaque pelos agentes económicos –, famílias, empresas, instituições financeiras. Haverá um aumento do movimento transhumanista –, uso da ciência e da tecnologia no ser humano por forma a este se tornar um Homo Deus, transcendendo as suas capacidades naturais, ou seja, robotização do ser humano, um híbrido composto por partes orgânicas e cibernéticas. Haverá cada vez mais a fractura da sociedade, isolando grupos e pessoas, no entanto, cada vez mais grupos e comunidades  começam a reafirmar e a  recuperar o poder, unindo forças e conectando-se em redes, no sentido de compartilhar ideias e recursos resolvendo, por exemplo,  a falta de alimentos devido às dificuldades criadas na sua distribuição, questão que possivelmente se agrava muito em 2023.  

A 20 de Dezembro, Júpiter ingressa em Carneiro, onde está até 15 de Maio. Ou seja, acompanha,  nesta energia explosiva de Carneiro, os três meses de Plutão em Aquário –, 23 de Março a 10 de Junho. Júpiter é a Grande Visão, a sabedoria, a perspectiva mais elevada –,  expansão de horizontes. É  a consciência livre da ilusão, ele é o grande filósofo. Simboliza a boa fortuna, as grandes oportunidades de crescimento. Rege as leis, ética, religiões, povos, nações,  justiça, cultura, comércio internacional. Em Carneiro, energia máxima de Fogo, pode potenciar o conflito entre países e organizações internacionais sobre temas: religiosos, étnicos, leis, comércio internacional, fronteiras, batalhas jurídicas, reavaliação de leis. Numa análise micro, é a expansão da coragem do Eu –, Carneiro, na afirmação da sua vontade, da sua voz. No entanto, na sombra, é a expansão da raiva, da agressividade na reivindicação por direitos, justiça, igualdade, clareza. 

De lembrar que, em Dezembro de 2020, Saturno e Júpiter ingressaram em Aquário, e fecharam um ciclo de cerca de 800 anos pelos quatro elementos, iniciando outro ciclo de 800 anos pelos quatro elementos, começando pelo elemento Ar (Aquário, Gêmeos, Balança) – um  ciclo, neste elemento, de cerca de 200 anos. O momento dessa mudança de elemento recebe o nome de -  A Grande Mutação.  A Grande Mutação –, Saturno e Júpiter em Aquário, é um gigante impulso para a humanidade integrar a nova energia da Era de Aquário. É uma marca de grandes transformações na vida social, na geopolítica e na forma como o ser humano vive, sente e está no planeta.  Fechamos um ciclo de  200 anos de valorização do Ter para entrarmos na Era da valorização do Ser –, individualidade, consciência coletiva, fraternidade, poder pessoal e espiritual.  Desde Dezembro de 2020 Saturno esteve a abrir caminho nos temas de Aquário, no entanto, Saturno, o grande Deus do Karma -, Chronos,  em Março de 2023 ingressará em Peixes, onde estará até Fevereiro de 2026 –, outro grande acontecimento astrológico em 2023, tema a ser desenvolvido num futuro artigo. 

Em 2023 sentiremos um micro ínicio do poder de Plutão em Aquário, energia que revolucionará toda a nossa existência até 2044, em todas as áreas –, economia, ciência, tecnologia, estruturas sociais, cultura, consciência, relação do indivíduo com o ambiente, ordem social. São tempos incríveis! É inimaginável o que o ciclo de Plutão por Aquário trará para  a humanidade. Vivemos num tempo extraordinário de fechos e inícios de grandes e gigantes ciclos planetários. A entrada de Plutão em Aquário, é mais um forte impulso no caminho evolutivo inevitável para a humanidade. Há um jogo de forças que traduz um sistema em evolução e no qual fazemos parte, quer acreditemos quer não, quer escolhamos quer não. Segundo o que estaria “’escrito’’ na Tábua Esmeralda atribuída a Hermes Trismegisto, “’pai” da Alquimia e Mestre da sabedoria Antiga –, “’o que está em baixo é igual ao que está em cima, que o milagre da unidade possa ser cumprido”’.  Plutão regenerado é a entrega da vontade do Homem à vontade de Deus, para que o milagre da vida possa ser cumprido. Como indivíduos e como humanidade, consciência colectiva - Aquário, somos impulsionados a rendermo-nos a uma Força Maior, ao Milagre da Vida.

Silvana Correia

Vídeo:


ARTIGO SUGERIDO

O Cão na Terapia Assistida por Animais em crianças com Paralisia Cerebral

O Cão na Terapia Assistida por Animais em crianças com Paralisia Cerebral

Iolanda Sousa
Por Iolanda Sousa em Maio de 2021
Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 20

A Paralisia Cerebral (PC) consiste num conjunto de alterações permanentes, e não progressivas, do controlo motor e da postura derivadas de lesões ocorridas no desenvolvimento do Sistema ...
Ler mais