A Revista Espaço Aberto entrevistou Joaquim Afonso, um ser humano com uma atividade multifacetada, para quem a cidadania é uma missão ao serviço da promoção do bem comum.
Imbuído de profundos valores humanista, Joaquim Afonso tem sido militar, investigador, dirigente de instituições de sociedade civil e político, sendo reconhecido pela sua elevada competência e integridade ética. .
Joaquim Manuel da Rocha Afonso nasceu em 28 de maio de 1963, em Miranda do Douro.
Licenciou-se em Ciências Militares na Escola Naval, em Lisboa, em 1986; tornando-se Mestre em Ciências do Oceano, em 2001.
Foi oficial superior da Marinha, tendo sido capitão do porto de Caminha, comandante da corveta, ajudante de campo do Comando CINCIBERLANT da Organização do Tratado do Atlântico Norte e oficial do Estado-Maior da Marinha e posteriormente do Ministério da Defesa Nacional.
É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Foi dirigente do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), tendo sido vice-presidente do Conselho Executivo, vogal do Conselho Fiscal e tesoureiro do Seas-at-Risk, em representação do GEOTA.
Em 2016, foi membro do Conselho Coordenador da Assembleia Geral da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).
Foi fundador e Vice-Presidente da Direção da Plataforma das Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania (PASC).
Em 2020, foi designado Vice-Presidente da Direção do Movimento Internacional Lusófono (MIL) para o mandato 2020/2022.
A nível politico, foi mandatário nacional para o Ambiente da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República, em 2011, e mandatário para a área de Segurança e Ambiente da candidatura de Paulo Morais à Presidência da República, em 2016.
Em 2019, foi designado Secretário-Geral do partido político Nós, Cidadãos, tendo sido eleito em 2020 Presidente da Comissão Política Nacional.
No âmbito politico, foi também cabeça de lista do Nos, Cidadãos no círculo eleitoral de Bragança a Assembleia da República, nas eleições de 2015, e no círculo eleitoral de Lisboa nas eleições de 2022.
ARTIGO SUGERIDO
No dia 7 de Março de 2023, Saturno ingressa na última Água do Zodíaco, ao mistério e à profundidade de Peixes, onde estará, em trânsito, durante ...
Ler mais