Nuno Pacheco

9 Pontos para reforçar o Sistema Imunitário

Por Nuno Pacheco em Fevereiro 2021

Tema Saúde / Publicado na revista Nº 19
247 visualizações

Um contributo da medicina tradicional chinesa na luta pós Covid-19.

No início desta pandemia escrevia que a nossa grande preocupação deveria ser o reforço do sistema imunitário para prevenirmos e estarmos mais preparados para a “guerra” contra a pandemia (ver artigo). E nessa altura apontava as mudanças que deveríamos ter a nível da alimentação, fundamentais para o reforço do sistema imunitário e idealizei um protocolo simples de pontos de acupuntura para podermos utilizar no dia-a-dia, com o objetivo de criarmos um hábito de automassagem, recorrendo à técnica de acupressão.

Com o decorrer da pandemia fui observando muitos casos de pessoas infetadas e comecei a desenhar um reforço deste protocolo, até que me vi na situação de infetado e durante o período de confinamento procurei estudar e desenvolver um novo protocolo de pontos que permitissem ajudar o meu sistema imunitário a sair mais reforçado.

Durante os 12 dias em que estive confinado/isolado e após uma pesquisa mais aprofundada e baseada na experiencias pessoal que estava a viver, fui em busca de pontos que me ajudassem na recuperação e na prevenção do pós-infetado.

Os meus sintomas foram ligeiros, é certo, não passaram de falta de paladar e de olfato. Contudo, a experiencia adquirida com pacientes meus, fez-me pensar nos efeitos que o covid-19 poderia ter em mim e concentrei-me num aspeto, que na MTC é fundamental: a energia WEI QI, a ENERGIA DEFENSIVA. Como reforçar/recuperar a energia WEI QI para que a minha recuperação fosse rápida e efetiva.

Após alguns dias de pesquisa e de experimentar em mim algumas soluções, cheguei a este protocolo de 9 pontos, que julgo serem eficazes e de fácil localização e utilização para todos: Pulmão 5- CHIZE, Intestino Grosso 11 -QUCHI , Baço 9 -YINLINGQUAN, estomago 36 - ZUSANLI, Pulmão 7 -LIQUE, Pulmão 1 - ZHONGFU, Rim 27 -SHUFU, Du-Mai 14 - DAZHUI - e Vesicula Biliar 20 - FENGCHI.

A escolha destes pontos teve como objetivo o reforço do sistema imunitário. Não são os únicos a poder ser utilizados, há mais. No entanto, tendo em conta que seriam para os meus pacientes utilizarem em casa, diariamente, procurei pontos fácies de localizar que poderiam ser utilizados pelos próprios ou por alguém que estivesse com eles. Aliás descobri que este protocolo serviu também para um aproximar entre os meus pacientes (esposa/esposo, filhos/pais, netos/avós).

Não quero demorar muito tempo na explicação de cada ponto e nas suas aplicações nos tratamentos. Quero, isso sim, que sejam de fácil localização para todos e que a sequência possa ser aprendida de forma eficaz.

Mas precisamos de perceber o que cada ponto pode fazer para o reforço da nossa imunidade. Alguns aspetos mais relevantes dos pontos.

Pulmão 5- CHIZE

 Dissipa, elimina o Calor e Vento-Calor do Pulmão, Faz circular Qi para baixo, Promove a dispersão do Yang Qi excessivo no Pulmão, Alivia a plenitude de Qi do tórax, Tosse, asma, dispneia, pneumonia, pleurisia, catarro, expetoração amarela, sede, bronquite, dor e edema na garganta, dor e opressão torácica, plenitude torácica,  agitação psíquica, irritabilidade, preocupação, tristeza, febre vespertina, febre recorrente, retenção urinária, convulsão infantil. A sua localização é na dobra do cotovelo, na lateral do tendão do bíceps.

Intestino Grosso 11 -QUCHI

 Ponto de tonificação geral, Regula circulação do Qi e do Sangue nos Canais de Energia, Elimina síndrome exterior, Regula o Qi do Pulmão, Regula o Qi Nutritivo e defensivo, Doenças febris, amigdalite, epistaxe, febre com calafrios, gripe, rigidez do pescoço, depressão, angústia, amnesia. A sua localização é na extremidade lateral externa da prega do cotovelo.

Baço 9 –YINLINGQUAN

 Harmoniza, tonifica, aquece o Qi do Baço; desobstrui o Canal do Baço, falta de apetite, inchaço nas pernas, beneficia o aquecedor médio, tonifica qi de baço. A sua localização é entre o corpo e o côndilo medial da tíbia.

Estomago 36 – ZUSANLI

 É, sem margem para dúvidas, um dos pontos mais utilizados na acupuntura. Reforça o sistema imunitário e ajuda a recuperar do cansaço/fadiga. É um ponto que tonifica a energia. Localiza-se sensivelmente quatro dedos abaixo da rótula, lateral à proeminência da tíbia. Certas vezes, quando estimulado com alguma intensidade, pode dar uma sensação que irradia pela perna abaixo.

Pulmão 7 –LIQUE

 Excelente para reforçar a energia defensiva e manter um sistema imunitário forte. É utilizado para tratar tosse, dor de cabeça e rigidez no pescoço. Localização: Encaixe uma mão na outra e estique o dedo indicador. Na ponta, é onde se localiza o ponto.

Pulmão 1 – ZHONGFU

 O ponto MU dos pulmões, que regula o QI dos pulmões, dispersa plenitude do tórax, Tosse, dispneia, asma, bronquite, dor torácica, opressão torácica, dor da região escapular, dor nas costas, pneumonia, nevralgia intercostal, tuberculose pulmonar, amidalite. A sua localização é Região ântero-lateral do tórax, no primeiro espaço intercostal, 8 dedos da linha média, 3 dedos abaixo do processo coracoide.

 Rim 27 –SHUFU

É um ponto por excelência para reforçar o sistema imunitário em pessoas que são propensas a terem sintomas das vias respiratórias superiores. Aumenta a circulação do Wei Qi, Estimula a função do Rim, melhora a inspiração, Dor no tórax, dispneia, tosse, náusea, distensão abdominal, falta de apetite. É localizado sensivelmente 2,5cm lateral à linha média anterior no bordo inferior da clavícula.

Du-Mai 14 - DAZHUI  

Ponto de cruzamento com todos os Canais Yang, Ponto Mar do Qi. Tonificação geral; fortalece o Wei Qi, Regulariza o Qi Defensivo e o Qi Nutritivo, Regula o fluxo do Qi, Faz circular e tonifica o Yang Qi do corpo, Acalma o Shen e restaura a consciência, Liberta o Calor Patogênico de todos os Canais Yang, reduz a febre, Alivia o stress mental e espasmos, Desobstrui e clareia o cérebro.  A sua localização é sobre a linha mediana posterior, na depressão abaixo do processo espinhoso da sétima vértebra cervical.

 Vesicula Biliar 20 – FENGCHI

 Nutre, limpa o cérebro e clareia a Mente, restaura a consciência, Regula o Qi; ativa a circulação do Sangue, Faz descer o ascenso excessivo do Yang, Remove Síndromes exteriores, Promove o Colateral; relaxa os músculos e os tendões, melhora as funções das articulações, Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio, Elimina o Calor. Utilizado para tratar Dor nas costas, surdez, tonturas, febre, dor de cabeça, enxaqueca, perda da audição, hemiplegia, hipertensão, insónia, dor e rigidez no pescoço, problemas respiratórios, convulsões, dor no ombro, tinitus, urticaria, vertigem. A sua localização é na nuca, abaixo do occipital, na depressão entre a extremidade do esternocleidomastóideo e músculo trapézio.

Imagens dos pontos

Como executar o protocolo?

Pode faze-lo você mesmo, ou pedir a alguém que o faça. A Acupressão deve ser firme, sem magoar. Em primeiro, deve colocar-se numa posição confortável para que tenha acesso a todos os 9 pontos. Depois, vai fazer pressão no sentido dos ponteiros do relógio em cada um deles durante sensivelmente 30 segundos, com uma respiração natural. Um de cada vez! No total, são 18 pontos, pois são bilaterais. Comece com o Pulmão 1, depois passe para o Intestino Grosso 11, Pulmão 5, Pulmão 7, Rim 27, baço 9, Estômago 36. De seguida passe para VB20 e termine com o DU-MAI 14. Se sentir algum ponto mais sensível, insista mais um pouco nesse. Pode repetir o protocolo mais do que uma vez e, como manutenção pode fazê-lo de manhã e ao deitar. Ao sentir-se mais fraco, cansado ou com a sensação que está a ficar doente, pode fazer três vezes por dia.

São mais ou menos cerca de 15 a 20 minutos diários que poderão fazer a diferença no fortalecimento do seu sistema imunitário. Lembre-se que a respiração também é importante: inspire lenta e profundamente aquando da acupressão e alivie a acupressão aquando da expiração.

Ao criar este hábito diário estará a potenciar o seu sistema imunitário e a sua qualidade de vida. Com o nosso sistema imunitário “bem alimentado e fortemente armado ”, tudo vai ficar bem melhor. Vale a pena tentar.


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Saúde
5944 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Diário da Alma

Por Lurdes Pinheiro
Edições Mahatma
450 visualizações

Quando precisamos de ser organizados dentro e fora de nós, usamos uma agenda para que os nossos afazeres aconteçam na hora certa e no momento apropriado. ...
Ler mais