Paulo Fernandes

Sistema Imunitário

Por Paulo Fernandes em Fevereiro de 2021

Tema Saúde / Publicado na revista Nº 19
509 visualizações

Nos últimos tempos, muito se tem falado em todos os quadrantes da sociedade de confinamento, afastamento, proteção, máscaras, vacinação, …ADN, ARN.

Sim, palavras muito poderosas e identificativas do tempo presente devido a pandemia que nos tem assolado, mas são palavras que surgiram após … depois da situação estar estabelecida, depois dos números terem disparado e os infetados e óbitos atingirem valores impensáveis.

Mas durante este mesmo tempo não se tem ouvido falar daquilo que é mais básico na vida humana – PREVENÇÃO, REFORÇO e MELHORIA de algo que o ser humano tem vindo a ser preparado e melhorado há pelo menos 400 milhões de anos, o sistema IMUNITÁRIO.

E ter o sistema imunitário nos níveis adequados é algo que vem sendo estudado e analisado pela ciência, desde que se estuda a ciência, nomeadamente ao que à saúde humana diz respeito.

Ter um sistema imunitário adequado não vai impedir que os vírus, as bactérias, os fungos os parasitas, a poluição, os metais pesados, as toxinas tentem invadir o corpo humano, mas vai fazer com que o corpo humano reaja ativando as defesas necessárias para controlar a invasão ou agressão a que esta a ser sujeito, minimizando ou anulando as consequências de uma agressão sem qualquer preparação ou proteção.

O sistema Imunitário está preparado para distinguir o que é próprio do corpo humano daquilo que não é próprio. No fundo o sistema Imunitário é o exército de defesa do corpo humano.

E as suas linhas de defesa são:

Barreiras físicas: A pele que cobre todo o corpo, córnea nos olhos, membranas que revestem os aparelhos respiratório, gastrointestinal e geniturinário, algumas destas barreiras também têm funções imunitárias ativas via secreções que contêm substâncias inibidoras de microrganismos, são exemplo disso o suor, as lágrimas, o muco presente no trato respiratório e intestinal, as secreções libertadas pelo trato geniturinário

Resposta imunitária, neste caso existem duas:

Inata: esta é a resposta natural não necessita exposição anterior ao invasor, é uma memória que tem vindo a ser desenvolvida ao longo do tempo e tem uma resposta imediata perante um invasor, e esta resposta é dada através de células fagocitarias que pura e simplesmente devoram os invasores, células natural Killer que destroem células infetadas por vírus e células tumorais e os leucócitos pliimorfonucleares que libertam mediadores inflamatórios.

Adquirida:  estas respostas têm necessidade de exposição anterior ao invasor é uma resposta que leva tempo a ser desenvolvida, no entanto quando desenvolvida e agregada à biblioteca, é a que reage de imediato se o organismo for agredido. É composta pelas células T e células B que agem em conjunto segregando anticorpos específicos.

Em circunstâncias normais o sistema Imunitário responde aos corpos estranhos produzindo anticorpos que destroem os organismos invasores e neutralizam os seus produtos tóxicos.

Age ainda como vigilante das células do organismo por forma a assegurar que estas são e/ou se desenvolvam de forma normal, não se alterem e produzam tumores.

Como podemos reforçar e melhorar o Sistema Imunitário?

Um sistema imunitário forte previne o aparecimento de doenças e alergias, ajuda a combater infeções e infestações e assegura a recuperação das doenças de uma forma rápida e eficaz.

Que elementos nutricionais e ações diárias ajudam a mantê-lo forte e a funcionar em plenitude: é fundamental manter um estilo de vida que privilegie a higiene, prática de exercício fisico, alimentação variada, controlo emocional, reforço suplementar, atividades que promovam o bem-estar.

Mas na prática o que é que devo fazer no meu dia a dia:

Fatores que promovem o enfraquecimento do sistema Imunitário

Estamos
em permanente contacto com microorganismos que têm o potencial de
produzir e transmitir doenças, mas não só, os estilos de vida atuais
stressantes, sedentários com má nutrição e excesso de propostas
medicamentosas, deixam-nos mais expostos a fatores prejudiciais ao nosso
sistema Imunitário

É fundamental alterar hábitos e manter um sistema imunitário reforçado!

Para potenciar o seu sistema imunitario procure sempre o conselho de um profissional de saúde certificado.

Paulo Fernandes – Naturopata

Cédula profissional – C-002679


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Saúde
5944 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Diário da Alma

Por Lurdes Pinheiro
Edições Mahatma
450 visualizações

Quando precisamos de ser organizados dentro e fora de nós, usamos uma agenda para que os nossos afazeres aconteçam na hora certa e no momento apropriado. ...
Ler mais