Mensagens de Natal

Por em Dezembro 2020

Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 18
1914 visualizações

Num ano particularmente difícil, sobretudo porque não interiorizamos o que 2020 nos quis dizer, o Natal apresenta-se como um tempo de reflexão. Tempo de compaixão connosco próprios! Tempo de Esperança! Tempo de Sorrir e Viver a Vida! Votos de um Feliz Natal, e que 2021 seja a janela que se abre! 

Alberto Andrade


No Novo Mundo, é essencial que abandonemos a monotonia de uma vida sem sentido,  e nos tornemos conscientes das nossas transformações, focando-nos na qualidade do nosso próprio movimento. 

É o que nos é pedido: sair de uma  modernidade “pesada” e “sólida” para uma modernidade “leve” e “líquida” – infinitamente mais dinâmica 

Dulce Pombo


Natal é festa, alegria e comunhão, mas apenas pela memória carregada. Natal, na realidade, significa nascimento, a sua celebração.

Todos nascemos uma única vez, mas com o dom de renascermos diariamente afim de reinventar e refinar o Ser.

Celebra-te diariamente. Que a cada despertar te digas, de coração, Feliz Natal

Jorge Balsa


O Natal vem de dentro, vem daquele lugar mágico que nos conecta à verdadeira luz, à luz do coração, à luz celeste, à luz de todas as cores. Nesse espaço o amor floresce, em nós e através de nós. Abracemos esse instante para que se manifeste a cada dia, com muita paz e alegria. 

Márcia Madureira


Natal é:

Época de luzes, brilho e magia.

União, família e fé.

Reflexão, paz e harmonia.

Não deixe de festejar esta data com a esperança de um novo amanhecer. 

Seja feliz e grato por respirar vida e abrace o outro com o brilho do seu olhar. 

Celebre hoje e sempre! 

Um Feliz e Santo Natal! 

Marlene Valente


Entramos numa quadra natalícia atípica – as luzes espalhadas pelas cidades, que costumavam ofuscar-nos de alegria, parecem nunca estar a brilhar o suficiente; a tão frenética contagem decrescente para a manhã de Natal, abrindo uma janelinha do calendário de advento todos os dias, transformou-se num redemoinho de ansiedade e incerteza. É, sem dúvida, uma quadra natalícia muito diferente e não há como o negar! 

Contudo, o verdadeiro espírito natalício não está nas iluminações, nem nos calendários de advento, nem em outra qualquer decoração festiva. Ele vive dentro de nós. Vive no coração de cada um de nós. Ele mora na nossa gratidão, na nossa capacidade de amar e na nossa capacidade de ver luz na imensa escuridão. 

Por isso, neste natal e nesta passagem de ano tão invulgares sejamos fortes, sejamos a nossa própria luz e a luz daqueles que amamos! Sejamos aqueles que carregam um coração cheio de gratidão pelas mais pequeninas coisas e não um coração com lamento pelas grandes! Sejamos, sobretudo, corajosos ao acreditar que há um propósito em tudo isto!

Que este natal seja muito feliz! Que lhe traga um saquinho cheio de saúde, paz e muito amor e que 2021 traga esperança e muitos motivos para sorrir! 

A Revista Espaço Aberto, deseja-lhe, assim, umas boas festas na companhia dos que mais ama!

 Susana A. Oliveira

Se eu conseguisse gravar uma mensagem na mente de cada uma de vós seria: O sentimento comanda os teus resultados, em tudo! Aquilo que sentes sobrepõe-se àquilo que pensas. Se não te sentes merecedora nem capaz, se sentes que vais falhar, que só te acontecem coisas más, é tudo isso que se manifestará. O sentimento ganha o pensamento.

Ana Patrícia Gonçalves

"AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO"

Estas palavras proferidas por Jesus, inúmeras vezes têm uma carga emocional tremenda e alertam-nos para um compromisso para connosco e para com os outros.

Esse compromisso para connosco começa quando possuímos auto estima, quando nos valorizamos, conhecemos e respeitamos; só depois poderá entrar o outro, só depois o podemos amar depois de nos amarmos.

Qual é a mãe/pai que pode conhecer o seu filho sem se conhecer a si próprio? Como é que vai criar empatia se não vê, se não intui o que o filho está a sentir? Educar é amar e amar é intuir, é entrar dentro do coração de cada um e saber lê-lo como uma poesia ou uma bela partitura de música. Envolvam-se nessa vibração e encontrarão a forma mais bela de educar.

Amores e desamores dos enamorados, maridos, esposas e dos “virtuais” casos invisíveis. Saberão o que procuram? Será que têm amor para dar ou para receber? Ou procuram alguém que satisfaça as suas necessidades, caprichos, vontades… Talvez se venham a amar quando o “eu” e o “tu” façam sentido no “nós”, quando tudo aquilo que procuram no outro seja o que dão ao outro; então estarão a amar o “vosso amor” como a vós mesmos.

Socialmente, “amar o outro como a nós mesmos”, pode ter diversas manifestações: acaso partilhaste o teu pão quando tens fome,ajudaste a ter emprego quem dele precisa, perdoaste o que te atingiu,sorriste para o que estava triste, animaste a alma do doente, quebraste a solidão dos que se sentem sós… poderia continuar a enumerar imensas situações para te relembrar que tu, só tu, poderás mudar o que causa dor e sofrimento , dentro de ti e dos outros. 

Jesus, sempre foi e será um exemplo a seguir, pelas suas obras, pelos seus atos mas sobretudo pela sua simplicidade em nos mostrar como se ama. Foi um homem como nós, que enfrentou a maior de todas as dores em silêncio, mas não tenho dúvidas que no seu silêncio, enquanto gemia na cruz sabia o que estava a mostrar aos homens.

Amem-se a vós próprios para que saibam amar os outros

Dora Gonçalves


Quero expressar-vos sinceramente os meus Votos de Um santo e Feliz Natal e um Ano de 2021 repleto de Saúde e Sucessos

Paulo Fernandes

Natal, Solstício de Inverno, dia mais pequeno da Ano.

Fim de Ciclo Anual, Início de Novo Ciclo Anual.

Votos de que seja para si o dia maior do Ano,com Alegria, Convívio e Solidariedade!

Manuel Moreira


ARTIGO SUGERIDO

As Deusas e o Feminino

As Deusas e o Feminino

Carine Oliveira
Por Carine Oliveira em Abril de 2020
Tema Sociedade
2439 visualizações

As mulheres estão conjugando o verbo poder, eu posso, sim exatamente isso: Eu posso. Durante muito tempo inúmeras restrições permearam a expressão do feminino. Não podíamos votar, ter conta ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Murmúrios de um Tempo Anunciado

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
628 visualizações
Murmúrios de um Tempo Anunciado é um romance histórico que atravessa um dos períodos mais intensos do Cristianismo. De Décio a Constantino, das perseguições à instauração do dogma, de ...
Ler mais