Aproximando Ocidente e Oriente na Técnica do Reiki (Parte I)

Por Marcia Balreira de Souza em Maio de 2020

Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 15
145 visualizações

Acredita-se que o Reiki tenha sido uma técnica de cura muito antiga, utilizada por Buda e Jesus, que durante muitos séculos esteve “adormecida”, voltando novamente através do Mestre Mikao Usui, professor japonês que a redescobriu, após muitos anos de pesquisas e de uma experiência mística profundamente transformadora.

A partir daí,tudo que veio ao conhecimento sobre Reiki no mundo ocidental teve como origem a Sra. Takata, discípula do Mestre Chujiro Hayashi, aluno direto de Mikao Usui. A Sra. Takata, uma  havaiana de origem japonesa, arcou com a imensa responsabilidade de divulgar a técnica, fazendo com que fosse respeitada, a exemplo do Japão, mesmo sendo tão diferente de nossos modelos terapêuticos ocidentais. O Reiki, desde então, vinha sendo transmitido por tradição oral.

Nos últimos anos, entretanto, têm sido feitas pesquisas sobre a verdadeira história do Reiki, e como ele é praticado no Japão pelos seguidores do Mestre Usui. O Mestre alemão Frank Arjava Petter , casado com uma japonesa, descobriu, no Japão, uma série de documentos que lançam novas luzes sobre a técnica do Reiki como é ensinada naquele país. A partir daí, escreveu dois livros, “Reiki Fire” e “Reiki: The Legacy of Dr. Usui”, estando o primeiro em processo de tradução para o português. 

Nesses livros, Petter divulga inclusive o manual utilizado pelo Mestre Usui para o ensino do Reiki a seus alunos. Uma das características é a ênfase dada ao crescimento espiritual. Segundo o Mestre Usui, não basta aplicarmos e recebermos Reiki regularmente, mas são sugeridas algumas técnicas para serem praticadas diariamente, a fim de ampliarmos nossa canalização do Reiki, bem como de afinarmos nossa intuição e crescermos espiritualmente. A essência desses ensinamentos inclui uma meditação chamada Hatsurei-ho, que tem a finalidade de amplificar nossa conexão com a energia Reiki, Reiji, a habilidade de localizar desequilíbrios no corpo, e Byosen, a percepção do grau de desequilíbrio, sua antiguidade e gravidade. Essas técnicas já estão sendo ensinadas a partir do nível I de Reiki.

Gostaria de compartilhar com vocês alguns trechos de um documento em que Mikao Usui dá explicações sobre o Reiki ao público japonês :


“EXPLANAÇÃO  PARA O PÚBLICO PELO FUNDADOR DO SISTEMA USUI REIKI RYOHO . MIKAO USUI

... Meu sistema Usui Reiki Ryoho é original, não há nada comparável no mundo. ... Eu gostaria de liberar esse método ao público confiando no benefício e felicidade de todos. ... é um método original  baseado no poder intuitivo do universo. Através desse poder, o corpo se torna saudável, estimulando a felicidade e uma mente em paz. Atualmente, as pessoas necessitam de aperfeiçoar-se e reconstruir-se interiormente e exteriormente na vida, então, a razão de eu estar partilhando meu método com o público é de ajudar as pessoas com doenças no corpo e na mente.

P: O que é (o sistema) Usui Reiki Ryoho? 

R: ... Para seguir meus ensinamentos, treinamento e aperfeiçoamento físico e espiritual e trilhar o caminho reto como ser humano, primeiro temos que curar nosso espírito. Em segundo lugar, temos que manter nosso corpo saudável. Se nosso espírito for saudável e seguidor da verdade, o corpo terá saúde naturalmente. A missão do (sistema) Usui Reiki Ryoho é conduzir a uma vida pacífica e feliz, curar as pessoas e aumentar a felicidade de todos.

 P: Existe alguma similaridade ao Hipnotismo, método Kiai, métodos religiosos, ou qualquer outro?

 R: Não, não há semelhança com qualquer desses métodos. Este método é para ajudar o corpo e o espírito com o poder intuitivo, que eu recebi após treinamento longo e árduo.

P: Então, é um método psíquico de tratamento?

R: Sim, você pode dizer isto. Mas também pode dizer que é um método físico de tratamento. A razão é porque (a energia) Ki e luz são emanadas do corpo do terapeuta, especialmente dos olhos, boca e mãos. Assim, se o terapeuta fitar ou respirar ou der pancadinhas com as mãos na área afetada com problemas como dor de dente, cólica, dor de estômago, nevralgia, contusão, ferimento, queimadura, inchaços, a dor sumirá. Entretanto, um distúrbio crônico não é assim tão fácil, é necessário algum tempo. Mas o paciente sentirá uma melhora já no primeiro tratamento.  É um fato, mais do que uma teoria para explicar esse fenômeno pela medicina moderna. Se você vir acontecer, entenderá. ...

(Continua )

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL ATHAME DE OUTUBRO/00

Mikao Usui
Chuijiro Hayashi
Hawayo Takata

ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Sociedade
2390 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Emoções em Verso

Por Ricardo Fonseca
244 visualizações

"Emoções em Verso (2019) é o primeiro livro de poesia do escritor Ricardo Fonseca, um livro onde as suas experiências e as suas emoções são escritas em verso, onde as emoções se ...
Ler mais