Isabel Moreira

COVID-19 e a alimentação.

Por Isabel Moreira em Março 2020

Tema Saúde
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O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde e da Direção Geral de Saúde recomenda para reduzir a exposição e transmissão da doença e de fazerem distanciamento e isolamento social.

Na relação entre o COVID – 19 e a alimentação  não existem soluções mágicas no estado atual, não havendo ainda evidência científica. Esta também é diminuta relativamente à relação entre a alimentação e o reforço do sistema imunitário. Em geral um estado nutricional bom e uma boa hidratação contribuem para um estado de sistema imunitário ótimo!

Com base nestes pressupostos enumero alguns cuidados alimentares  e outros de uma forma geral para melhorar o nosso sistema imunitário e estarmos mais preparados para enfrentar o COVID - 19.

- Ingerir mais vitamina C - coma mais verduras de uma forma geral: salsa, couve-galega, couve-de-bruxelas, couve-portuguesa ou penca, pimento, grelos de nabo e de couve, agriões, couve-flor, couve-lombarda, coentros, couve-roxa, brócolos, couve-branca, espinafres;

- Comer 3 porções de fruta, que devem ser escolhidas as mais ricas em vitamina C, distribuídas ao longo do dia (pequeno almoço, almoço e jantar) como por exemplo Kiwi, papaia, laranja, morango, toranja,  clementina, nectarina;

- Ingerir alimentos com probióticos como por exemplo iogurtes com bifidus ou Kefir para otimizar a saúde do intestino;

- Comer alimentos ricos em selénio como nozes, avelãs, gema de ovo,  ostra,  camarão, amêndoas, alho, espargos,  entre outros;

- Abusar de alimentos ricos em zinco como ostras, vísceras de animais, sementes de abóbora, sementes de girassol, feijão e amêndoa;

- Comer mais cogumelos, peixe gordo e alimentos ricos em ferro como vísceras de animais e leguminosas;

- Usar e abusar do alho, de preferência macerado; utilize o cravinho, o açafrão e o gengibre;

- Beber mais água ou tisanas;

- Praticar uma culinária saudável,

- Diminuir o consumo de fritos, fast-food e de alimentos processados;

- Praticar exercício físico em casa;

- Ter um bom sono de forma que seja reparador;

- Diminuir o stress, mantendo-se informado mas não veja notícias em demasia.

É necessário manter uma dieta equilibrada e uma boa hidratação para uma vida com mais saúde.

Cuide-se e cuide de quem mais ama!

Isabel Moreira - Céd.Prof. 1064 ON


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