Nicole Santos

Tempos de Crise

Por Nicole Santos em Março de 2020

Tema Sociedade
1689 visualizações

Tempos de crise... Uns mantêm a calma, outros perdem a cabeça, alguns não querem saber... Uns prejudicam-se, outros enriquecem.

Tempos de crise vêm pôr-nos à prova. Chegam para nos fazer sentar e repensar e levam-nos a perceber o que é realmente importante para nós. Devemos redefinir planos, sermos criativos e inovadores em vários aspectos das nossas vidas, mas não deveria ser necessário um tempo de crise chegar, para compreendermos a importância que determinadas coisas têm na nossa vida... Uma simples ida ao supermercado, um passeio na praia, as pessoas que nos rodeiam... Um beijo, um abraço ou ... simplesmente a forma como os bens essenciais chegam até nós.

Tempos de crise vêm mostrar-nos a importância que a união tem... A importância da solidariedade, da compaixão, do respeito... Por nós próprios e pelo mundo, porque somos um todo. Tempos de crise fazem doer e é sempre mais fácil na casa do vizinho, Por vezes, é preciso que a crise nos entre pela casa sem bater à porta, para compreendermos e darmos valor ás necessidades do próximo. Não porque um dia nos entra pela porta, mas porque juntos somos mais fortes, porque "sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe" e, por falar em união, não deveria ser necessário um tempo de crise para compreendermos a importância que alguém tem nas nossas vidas. Tão pouco deveremos guardar o que sentimos apenas para estas ocasiões, relembrar e alimentar sentimentos nunca fez mal, pelo contrário, alimenta o espírito e a alma e torna o mundo mais bonito, se todos o soubermos fazer...

Quando vivemos um tempo de crise damos por nós a viver no medo... Do hoje, do amanhã, do futuro... Por nós, pelos outros e pelo mundo. Damos por nós a reviver o passado e a pensar no futuro, a pensar no que poderiamos ter feito, no que podemos fazer e no que poderá vir a ser... Porque fazemos diversos planos para as nossas vidas mas são apenas planos e porque, por vezes, acabamos a deixar para mais tarde o que poderia ser feito hoje... Chegamos a um ponto em que não usufruímos verdadeiramente das oportunidades que nos são dadas... É ai, que nos apercebemos que o depois é muito tempo, que a vida é agora e que não a temos se não estivermos no aqui. Um momento de crise vem acordar-nos. Chega-se ao ouvido e diz bem alto: “É hora!”, hora de pensar, agradecer e perceber o que queremos realmente para nós. É hora de perceber se vencemos a crise e vamos em busca de soluções ou deixamos que ela nos grite. Se procuramos um novo modo de vida ou nos deixamos ficar na estagnação. Lembrando que nada muda e, é aí que a crise nos vence. Tão ou mais importante que repensarmos a nossa vida, é repensarmos o nosso papel no mundo. Compreendermos que vivemos num todo e caminhamos juntos ou somos um mundo de pontas soltas. É compreender que as nossas ações afetam o outro. Ou nos ajudamos a erguer ou provocamos a queda uns dos outros, mesmo que involuntariamente. É compreender que temos mais a ganhar com um mundo que dá a mão, do que com um mundo que aponta o dedo. É compreender que juntos somos mais fortes... mesmo quando separados.

Tempos de crise mostram-nos que o mundo não nos pertence, mostram-nos a fragilidade da nossa existência e que tomamos como garantido tudo o que amanhã pode não chegar. Deixamos sempre para amanhã os nossos sonhos, as nossas necessidades e as nossas vontades. Com tudo isto, deixamos também a vida para amanhã e esquecemo-nos que viver também é importante. Sejamos capazes de compreender a importância de idealizar e materializar o que queremos no agora, aproveitar a vida e cuidar de quem amamos, dizer o que sentimos, cuidar de nós e dos nossos. Dar valor ao que custa valorizar diariamente, e viver no verdadeiro sentido da palavra!

Nicole Santos


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Sociedade
2800 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Murmúrios de um Tempo Anunciado

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
222 visualizações
Murmúrios de um Tempo Anunciado é um romance histórico que atravessa um dos períodos mais intensos do Cristianismo. De Décio a Constantino, das perseguições à instauração do dogma, de ...
Ler mais