Drª  Rosa Rodrigues

Medicinas Alternativas ! ! melhor dizendo Medicinas Complementares

Por Drª Rosa Rodrigues em Julho de 2011

Tema Saúde / Publicado na revista Nº 4
532 visualizações

No percurso da minha actividade  médica,  exercida há 32 anos, muitas situações e soluções me fizeram questionar o saber da Medicina e da cura e da envolvência do ser humana em toda esta trama que é o Universo aonde vivemos, e o  porquê da limitação que tínhamos para curar e o porquê de só existir um mundo terapêutico tão restrito e limitado que separava o ser humano interior do exterior e de tudo o que o rodeava. E toda essa procura me fez questionar o que é que as outras terapêuticas englobadas nas ditas Medicinas Alternativas poderiam dar de mais valia á nossa prática clínica de poder devolver e aconselhar o ser humana a ter SAUDE… sim porque a “ Doença não é mais que a falta de Saúde “.

Nesta procura deparei  com  uma  forma  de abordar a Saúde com a Homotoxicologia em Medicina Biológica  , Medicina que se baseia também e se sustenta nos conhecimentos da Medicina Alopática ( medicina  tradicional da Faculdade), e que permite compreender como é possível  um corpo doente  aquando de ajuda correcta e respeitando a Natureza ele se Auto-regula por consequência , como dizia PARACELSO  “ O Medico trata a Natureza cura “. Esta claro que os médicos que não   se  aliam  á  Natureza , que não se aventuram por formas de entendimento alargado,  aonde descubram as leis pelas quais se rege um organismo perdem um tempo muito importante.

A Medicina é só uma... a que resolve os problemas de Saúde.

Para mim encontrei algumas formas de poder tratar os doentes, interligando as “ Medicinas “e  ao  saber  desta  a Homotoxicologia  em Medicina Biológica deu-me a possibilidade de perceber que nós temos uma História, desde que somos gerados até á idade que temos e a terapêutica que se institui é mais profunda porque a doença que existe hoje pode ter iniciado anos atrás, e resolver o imediato não chega, para além de não devermos separar o doente do todo que o envolve , sendo tão importante como o seu corpo físico.

Cada vez estou mais convencida de que para ser um bom médico em qualquer das Medicinas Alternativas / complementares, tem de ser um bom médico alopata, para se  puder  interligar o todo.

Drª Rosa Rodrigues


ARTIGO MAIS VISTO

Reforçar a imunidade é urgente

Reforçar a imunidade é urgente

Nuno Pacheco
Por Nuno Pacheco em Abril de 2020
Tema Saúde
5426 visualizações

Um contributo da medicina tradicional chinesa na luta contra o COVID-19

Se alguém me dissesse, há ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Memórias de um Despertar

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
209 visualizações
Pela coragem de uns poucos, Portugal tornou-se o exemplo que inspirou o mundo numa revolução que mudou por completo o planeta. Desde a reforma do velho paradigma realizada pelo António enquanto ...
Ler mais