Nuno Pacheco

Aromaterapia, Nas Emoções e no Sexo

Por Nuno Pacheco em Maio de 2011

Tema Saúde / Publicado na revista Nº 3
539 visualizações

Ao falarmos de aromaterapia, não poderemos deixar de mencionar o Químico francês René Gattefossé, pois é considerado o pai da aromaterapia moderna.

Aromaterapia é um termo para descrever a prática de usar óleos essenciais de plantas, flores, raízes, sementes, etc., em curas. Podemos, ainda,  descrever aromaterapia como o conjunto de formas terapêuticas que se valem dos princípios activos dos óleos essenciais, para curar patologias de ordem física, emocional e mental.

Relativamente ao tema que me pediram para falar, a aromaterapia nas emoções e no sexo, numa primeira fase achei demasiado ambíguo e, sinceramente, não encontrei muita matéria para desenvolver um trabalho que pudesse ter algum interesse. No entanto, com o decorrer da pesquisa, cheguei a outra conclusão. Afinal, a aromaterapia pode (e tenho a certeza que sim) ajudar as pessoas com os seus problemas emocionais e na vivência da sua sexualidade.

Na época em que vivemos, intoxicados pelos slogans de crise, quer seja ela financeira quer seja , e na minha opinião a principal, uma crise  de valores, o recurso à aromaterapia poderá ser um ponto de partida para a mudança de hábitos que teremos, necessariamente, de realizar para que possamos renovar o nosso estilo de vida e evoluirmos favoravelmente, para a felicidade de uma vida em que a crise, não mais existirá. Sou optimista? Sim, acredito no ser humano e na sua capacidade de ser feliz, quer queira quer não.

Partindo do principio se o aroma for agradável ao nariz, sê-lo-á ao espírito, através da aromaterapia poderemos “provocar” o bem-estar das pessoas, na sua totalidade: corpo e espírito. Com a aromaterapia, em combinação com outras terapias, poderemos reequilibrar a pessoa, proporcionar momentos de felicidade que poderá ser a base de uma nova era da humanidade: caminhar para a felicidade.

Mas para que esta mudança, necessária e urgente, no comportamento da humanidade possa acontecer, teremos que despertar novas emoções, novos desejos, novas forma de encarar a vida, que é cheia de emoções, cada vez mais contraditórias e potenciadoras de problemas de saúde, que eliminam, por dentro, a vida humana.

Ao utilizarmos os potenciais terapêuticos da aromaterapia, estaremos a proporcionar uma ferramenta excelente a todas as pessoas para que mudem a sua vida. Mudar é difícil, mas é necessário. É urgente.

Não tenho tempo, não consigo gostar, é mais do mesmo, caí na rotina e preciso de coisas novas, são muitos dos lamentos das pessoas, principalmente do povo português, perito em lamentar-se e com extremas dificuldades em mudar de atitudes.

Emocionalmente, as pessoas estão sem energia, isto é, não têm capacidade de viver novas emoções, repletas de felicidade e de alegria.

Somos um país triste e sem esperança. Nós que já fomos donos do mundo, não conseguimos gerir a nossa própria felicidade e, muito mais grave, não queremos admitir que estamos a “morrer” e não reagimos.

Nunca se viu tantos diagnósticos de depressão, de crises de ansiedade, de problemas emocionais, que estão a encher os cofres das empresas que comercializam os famosos antidepressivos, que excessivamente são consumidos em Portugal. Será que não temos capacidade de perceber que temos de mudar?

Os óleos essenciais de lavanda e de cidreira, são óptimos para respondermos a este flagelo da nossa sociedade. Não chegam para curarmos estes problemas, mas são óptimos coadjuvantes num tratamento integrado com a medicina Chinesa, nomeadamente, com acupunctura. E ficam mais baratos.

A lavanda tem um efeito equilibrador, alivia a ansiedade, dores de cabeça, insónias e proporciona a calma e a serenidade.

A Bergamota é  um óleo essencial com grande afinidade com a mulher, ajuda a tratar a cistite, equilibra o fluxo vaginal, e alivia o prurido. É um sedante e levanta o ânimo, é bom para os estados de ansiedade, depressão e outros sintomas relacionados com o stress.

Um outro problema da nossa sociedade é o deficit de atenção dos nossos alunos, que impossibilitam um sucesso seguro e verdadeiro do nosso sistema de ensino. Aconselho a lavanda para conseguirmos dormir bem (duas gotas na almofada e vejam os resultados). O alecrim estimula a nossa capacidade de atenção e de poder de captação de informação. Seria muito mais proveitoso que nas nossas escolas, em vez de distribuirmos os preservativos a torto e a direito, sem critério algum, pudéssemos oferecer uma essência de lavanda ou alecrim aos nossos alunos e os resultados seriam, para surpresa de muitos, excelentes.

O ALECRIM: Uma das essências mais valiosas e revigorantes:  um excelente tónico para o corpo – activa a energia Yang e promove a circulação de Qi e Sangue; Quente e poderoso estimulante da mente e do corpo. O Alecrim estimula a Energia Vital Qi do coração, os batimentos cardíacos e melhora a circulação do sangue arterial; activa e estimula o cérebro, aclara as ideias e reduz a fadiga mental – reforça a concentração; eleva a auto-estima e afasta a tristeza; Activa e estimula o cérebro, aclara as ideias e reduz a fadiga mental – reforça a concentração. Excelente para encontrarmos soluções para a nossa crise.

Voltando ao tema proposto, resta-nos falar da aromoterapia e do sexo. Aqui poderei que o poder da aromoterapia é, sem dúvida, uma das aplicações mais promissoras. Trataremos o emocional e o social.

Sabemos que o odor aproxima ou afasta os outras de nós próprios. Cada um de nós exala um odor que permite enviar uma mensagem, ainda que muitas das vezes não descodificada pelo receptor, da nossa predisposição para algo.

“O melhor perfume é aquele que se esconde na descida do pescoço de quem a gente ama”: Quem não gosta de sentir o odor do amor, do eros e da sensualidade que deve reinar num acto tão nobre e tão belo como a vivência da nossa sexualidade.

Já não se fazem homens como antigamente, dizem elas em tom de protesto. Não são românticos, estão com pressa e depois não têm jeito para nada. Elas precisam de tempo, de carinho, de pequenos grandes nadas, que nós homens, dispensamos. Um erro nosso. É preciso tempo e ambiente. E a aromoterapia permite-nos “brilhar”, com pormenores. A essência de eleição é o Ylang-Ylang. Um afrodisíaco de excelência, sem contra indicações graves.

Um banho quente, com uma sinergia de óleo de rosa musqueta (30ml) com  4 gotas de rosa absoluta, 5 gotas de Ylan-Ylang e 4 gotas de lavanda, funcionará como um belo prelúdio para a noite de amor que se aproxima.

No sexo, o toque é fundamental. Desperta os sentidos e as hormonas. Então, uma massagem suave e, ao mesmo tempo, firme, poderá levar qualquer mulher, ou mesmo o homem, a um outro patamar de emoções e sensações. Recomendo, vivamente, um creme de massagem, com a mistura de óleo de grainha de uva e de amêndoas doces, mais 4 gotas de Ylang-Ylang, 4 de rosa absoluta (para a mulher) e 5 gotas de lavanda. Percorra a coluna até às cervicais, com um movimento suave mas firme e sinta o prazer que está a dar.

As essências de rosa absoluta, o jasmim,   patchouli, de gerânio, de neroli, de alecrim, são outras das sugestões que recomendo para aumentarmos a nossa libido.

A rosa absoluta, uma raridade de essência, tem como principais características: Antidepressiva, Afrodisíaco, Equilibrante, Rejuvenescedor e Levanta o ânimo.

O JASMIM, é antidepressivo afrodisíaco eufórico curativo levanta o ânimo. Excelente para os homens. É um recuperador afrodisíaco, e pode ajudar a superar a frigidez, a impotência e a ejaculação precoce. Também incrementa o esperma .Contraria a apatia e a indiferença. Excelente para estimular o chacra da base.No Oriente, o óleo de Patchouli é usado para perfumar o linho, tem a propriedade rara de melhorar o odor com a idade. O Patchouli causa perda de apetite e de sono, é afrodisíaco, conduz à paz, calma e amor e ajuda a aclarar os problemas. Bom para o stress e problemas sexuais.

Uma série de truques poderão ser utilizados para aumentarmos o nosso desejo sexual e, de uma forma natural e pura, renovarmos a nossa actividade sexual. Será, sem dúvida, uma forma de esquecermos todo o estado de crise geral em que vivemos:Lavar a roupa íntima com óleos essenciais: bergamota, gerânio, neroli, ylang-ylang, rosa damascena, jasmim, sândalo…

Colocar algodão, com óleos essenciais, na gaveta da nossa roupa.

Utilizar óleos essenciais, através das velas ou difusores para criar um ambiente relaxante e exótico…

Na aromoterapia, vemos o ser humano como um todo, corpo e mente. A aromoterapia tem um efeito potenciador de emoções: possibilita o despertar, o equilibrar e o reorganizar o nosso estado emocional. Ao mesmo tempo que restabelece o equilíbrio emocional, potencia a cura e permite-nos, de forma natural, potenciar o poder curativo que temos dentro de nós.

Uma sexualidade “aromatizada” levar-nos-á para uma nova dimensão de emoções e de vivências revitalizadores, que poderemos partilhar com quem amamos.

Um conselho importante: ao comprarmos óleos essenciais deveremos ter em conta a sua origem. Devem ser 100% naturais e de agricultura biológica. Só produtos de qualidade, poderão trazer benefícios para o ser humano.

Para finalizarmos, deixamos uma sugestão para levantar emoções e paixões, de forma intensa e poderosa. Fará a alegria de qualquer mulher e, com certeza, não deixará o homem triste:

Um preliminar de luxo ( banho):

  • 4 gotas de Laranja doc
  • 4 gotas de ylang-ylang
  • 4 Rosa absoluta
  • 30ml  de Óleo de Amêndoas doces

Extremamente relaxante …. prepare-se para seduzir… no entanto, a competência de cada um terá um papel, também, importante.

Não é a melhor coisa do mundo, mas se tivermos coragem, experimentemos. Naturalmente, seremos surpreendidos positivamente.

  • Nuno Pacheco
  • Docente no IPN - Instituto Português de Naturologia

ARTIGO MAIS VISTO

Reforçar a imunidade é urgente

Reforçar a imunidade é urgente

Nuno Pacheco
Por Nuno Pacheco em Abril de 2020
Tema Saúde
5426 visualizações

Um contributo da medicina tradicional chinesa na luta contra o COVID-19

Se alguém me dissesse, há ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Memórias de um Despertar

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
208 visualizações
Pela coragem de uns poucos, Portugal tornou-se o exemplo que inspirou o mundo numa revolução que mudou por completo o planeta. Desde a reforma do velho paradigma realizada pelo António enquanto ...
Ler mais