Daniel Faria

Homenagem a José Caldas

Por Daniel Faria em Outubro de 2022

Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 29

Resultado de uma parceria frutífera entre a Escola de Astrologia Esotérica Trigono de Fogo e as Publicações Maitreya, foi realizada uma homenagem póstuma a José Caldas, docente, teósofo, investigador, tradutor e autor de vários livros de Teosofia.

A homenagem decorreu na Casa da Beira Alta, sita na Rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, no dia 22 de outubro.

No âmbito da homenagem, houve intervenções de Pedro Gomes, diretor da Escola de Astrologia Esotérica Trigono de Fogo, Maria Elisa Flora, diretora das Publicações Maitreya, Jorge Moreira, Presidente do Ramo Dharma do Porto da Sociedade Teosófica de Portugal e de familiares do homenageado, mais concretamente a viúva e as duas filhas.  

Também na cerimónia de homenagem, houve um apontamento musical com músicas apreciadas pelo homenageado e testemunhos de pessoas amigas que privaram de perto com José Caldas.



José Caldas, do seu nome completo José Aleixo Caldas, foi docente, teósofo, investigador, tradutor e autor de diversos livros de Teosofia e da espiritualidade em geral.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi professor efetivo da Escola Secundária de Alexandre Herculano, no Porto.

Foi membro da Sociedade Teosófica de Portugal e do Ramo Dharma do Porto desde 1983.

Como herança, legou-nos um acervo valioso de bons livros, traduções, palestras e artigos, abordando diversas temáticas esotéricas, espirituais, filosóficas, religiosas, científicas e ecológicas. Partiu para outros planos em março de 2020.

O seu legado multifacetado permite considerar que José Caldas foi um dos principais autores promotores da Teosofia não somente em Portugal, mas também no âmbito da comunidade internacional da língua portuguesa. 

Daniel Faria




ARTIGO SUGERIDO

FENG SHUI-Desacelerando a Vida!

FENG SHUI-Desacelerando a Vida!

Alberto Andrade
Por Alberto Andrade em Setembro de 2020
Tema Saúde Natural

Hoje, fruto da sociedade global em que vivemos, é-nos mais difícil percepcionar as diferenças entre Oriente e ...
Ler mais