Ana Magda do Espírito Santo Dias

Seres Elementais – Os Espíritos da Natureza e os Devas

Por Ana Magda do Espírito Santo Dias em Outubro de 2022

Tema Consciência / Publicado na revista Nº 29

Crescemos a ouvir contos de fadas sobre seres mágicos e isso faz parte do nosso imaginário na maior parte da nossa infância. Com o passar do tempo, crescemos e por via da educação, fechamo-nos para esse mundo fantástico porque nos dizem ser fantasioso. Mas o que é real e o que é fantasia? A imaginação não é também uma dimensão do nosso Ser? Tantos de nós partilharam as mesmas imagens de fantasia, quer seja na escrita, na pintura e até em relatos reais contados na primeira pessoa. Porque duvidamos daquilo que os nossos olhos físicos não veem e, não acreditamos nas pessoas que já viram ou sentiram a presença destes Seres?

Assim sendo, vou escrever sobre um mundo mágico que me acompanha desde a primeira infância, segundo as minhas memórias desta vida, pois, a minha ligação aos Seres Elementais ou Devas vem de longe.

Sempre vivi neste mundo com consciência de um mundo invisível paralelo. Várias foram as visões que vivenciei e as conexões com Seres de Luz que habitam aqui entre nós, assegurando a continuidade da vida e, os Seres de Luz que não habitam aqui, mas, estão presentes em espírito para nos proteger e orientar na nossa Missão de Alma.

Não estamos sós, apesar da nossa missão passar pela realização da Alma individual, o certo é que, estamos sempre a vibrar na mesma frequência de outros Seres, sejam frequências da Luz ou frequências mais densas. Tudo depende do estado da nossa mente, o que ela pensa é energia que é projetada no mundo e influencia a nossa vida, a vida dos Seres que nos rodeiam, a vida dos Seres de toda a humanidade e a Vida do Planeta Terra.

Tudo está interligado e ao Serviço da União de Consciências, enquanto não despertarmos essa Consciência da Unidade, torna-se difícil ver e comunicar com outros Seres que vivem em simbiose com a natureza e os Seres humanos.

Elemental significa Espírito Divino. El – Senhor; mental - Vibração mental superior. São os Espíritos da natureza. Segundo o Esoterismo, Elemental é todo e qualquer espírito que se crê existir na natureza e, é todo o princípio divino que emanou do “Absoluto” e se materializou aqui neste planeta-matéria.

Em sânscrito, Deva significa "Ser Brilhante". Esta palavra deu origem ao termo Deus, Divindade. Devas são os Seres Elementais evoluídos encarregados da dinamização de grandes áreas como: mares, florestas, cadeias de montanhas, grandes árvores, tendo a seu cargo a instrução de seres menores no trabalho da natureza. No Ocidente são chamados de Anjos Elementais ou Regentes da Natureza. São os espíritos que contribuem em favor do desenvolvimento dos recursos da Natureza, a história revela-os em diferentes épocas e civilizações. Ficaram conhecidos através da mais variada nomenclatura, fazendo parte da Mitologia dos povos e tornando-se alguns deles “Deuses”.

Segundo os místicos e sensitivos os Elementais são constituídos de uma matéria luminosa etérea (um material subtil luminoso) e a sua forma por vezes é semelhante à humana. As variações da sua consciência evolutiva produzem mudanças na coloração e luminosidade e, até interferem na sua própria forma. Os nossos pensamentos influenciam também estas Consciências, podendo alterar a sua forma e o seu modo de ação. Há Elementais que surgem pela força do pensamento ou do desejo humano, interferindo no trabalho dos Devas. Contudo, essas criações do psiquismo humano podem ser dissolvidas e transmutadas quando trabalhamos o nosso sub-consciente e elevamos a nossa frequência com pensamentos de Amor e Luz. 

Toda a vibração baixa que se vê e sente no Planeta Terra não é mais que o reflexo de todas as energias que projetamos ao longo do tempo.  Essa densidade é como que uma projeção holográfica do campo morfo-psíquico da humanidade, onde estão registadas sob a forma de vibração-frequência todas as informações e maus karmas – más ações por nós cometidas. As informações do campo morfo-psíquico ecoam na nossa vida física e psíquica através da ressonância, mas, geralmente não temos consciência disso. Daí, ser tão importante despertar esta consciência e cumprir um Trabalho interno diário de manter a mente a vibrar sempre em frequências positivas, uma vez que, os pensamentos têm ação sobre a matéria e sobre a energia. A prova disso é o trabalho de investigação de Masaru Emoto, com as mensagens da água, quando as moléculas são sujeitas ao pensamento humano.

Toda a vida no Planeta Terra e, fora dele, flui em muitas frequências vibracionais, sendo que, cada frequência é em si uma forma de ela fluir em todo o seu esplendor e natureza divina.

Assim, existem diferentes Reinos de Consciências que assumem variadas formas em distintos níveis de existência. Na base da corrente evolutiva da Terra está o Reino Elemental, o pilar que sustém toda a expressão da vida, em colaboração com o Reino Dévico, que, é constituído por consciências de elevado grau de pureza, cuja tarefa é propiciar a manifestação da vida. São eles, os Devas, que criam formas e plasmam as vibrações da Consciência da grande Entidade regente do Planeta, criam uma circulação de energia entre o planeta e o universo, agem nos sistemas de comunicação, interligação, controlo e irradiação de energias do Cosmos – Os Espelhos.

No futuro, a humanidade terá contacto consciente com os Seres Elementais e outros Seres, por intermédio do Reino Dévico.

Há que educar a mente a manter a frequência elevada, só assim a nossa Consciência se eleva a dimensões superiores e a Luz, a Paz e o Amor são ancorados no Planeta Terra e, em todos os Seres que aqui habitam, sejam visíveis ou invisíveis aos olhos físicos. Somos Seres Co-Criadores Universais, estão na nossa mente as chaves quânticas para a dissolução de tudo o que é negativo e denso, permitindo a transmutação das energias para frequências elevadas e puras.

Voltando aos Seres Elementais ou Espíritos da Natureza, eles dividem-se em quatro elementos - Água, Ar, Fogo e Terra, os elementos básicos em todas as estruturas materiais e orgânicas. São forças vitais que compõem toda a criação que pode ser percebida pelos sentidos físicos. Toda vida física e mental é uma manifestação de energias específicas que agem em cada pessoa. 

Cada elemento representa um tipo básico de energia e consciência em cada um de nós. Todos os elementos estão contidos e são ativos, em maior ou menor grau, em cada corpo. Assim sendo, cada pessoa está conscientemente mais conectada com alguns tipos de energia do que outras. Os elementos são os motores da vida, que se devem fundir harmoniosamente para que possa haver saúde física e mental. 

Todo o Reino animal e vegetal tem a sua própria frequência de energia, para estabelecer e manter a vida, o crescimento e o desenvolvimento. No nascimento, o primeiro sopro de vida já é a nossa ligação direta com a Força Energética Universal, onde faremos o suprimento da necessária energia. 

Do mesmo modo que a natureza visível é habitada por um número infinito de criaturas viventes, assim também a contraparte invisível e espiritual da natureza é habitada por uma série de seres denominados de Devas e de Elementais. 

Os Elementais da Terra são os Gnomos, responsáveis pelo reino mineral e, os Duendes, responsáveis pelo reino vegetal, também chamados de Elfos da Floresta. Os lugares sagrados dos Elementais da Terra são as florestas e os bosques, as pedras e rochedos, bem como os rios e os lagos. Como os seus corpos são feitos de substância etérea subtil, geralmente vivem dentro da terra, em grutas próximas à superfície, no caso dos Gnomos, os Duendes habitam em árvores, plantas, pedras e rochas. Cuidam com carinho das flores e plantas, árvores e arbustos celebrando cada flor que desabrocha. O tamanho dos gnomos varia entre 40 e 100 centímetros, a sua aparência assemelha-se muito à dos humanos mais rústicos. Os Duendes vestem roupas em estilo medieval com tons entre o castanho e o verde, botas altas e um chapéu pontiagudo. A última vez que vi um Duende foi durante uma meditação de conexão a um Abeto muito belo, sendo uma experiência de uma beleza e comoção indescritível! Senti-me muito protegida e abençoada por este contacto tão mágico! Um Espírito Guardião daquela árvore que me trouxe uma mensagem de Cura da minha Linhagem familiar. Os Elfos têm orelhas pontiagudas e pernas muito finas. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas. Na Idade Medieval eram invocados para a cura de doenças e fertilidade da Terra. Foram retratados como seres sensíveis, de longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos e grande ligação com a natureza.

As Fadas são simultaneamente Seres Elementais da Terra e do Ar, pois operam entre esses dois Reinos. São pequenos Seres muito belos, com asas transparentes e áuricas. Podem ser vistas a voar com as borboletas, as libélulas e as abelhas, a cuidar das flores. Algumas Fadas são um pouco maiores, dependendo do tamanho da planta que cuidam. Já observei uma fada a cuidar das rosas de uma roseira e era bastante alta em proporção à roseira. Vestem uma roupa de transparência áurica, cheias de luz, podem refletir as cores do arco-íris. Já houve quem as visse a celebrar numa dança em círculo. Geoffrey Hodson relata isso no seu livro “O Reino dos Deuses”.

Os Elementais da Água são as Ondinas, do mar e da água doce, as Ninfas, da Água doce, as Sereias e Tritões do alto mar. As Ondinas vivem nos riachos, nas cascatas, nas fontes, no orvalho das folhas próximo a lagoas e nos pingos da chuva, trabalham na água doce e salgada. Têm o poder de retirar das águas a energia que lhe dá luminosidade, o que permite ao homem, por muitas vezes, percebê-los em forma de um leve "feixe de luz" sobre a superfície da água. As Sereias são elementais conhecidos como metade mulher e metade peixe, desde os tempos antigos correm lendas de que têm o poder de encantar e hipnotizar o homem com o seu canto. Trabalham nas profundezas dos mares e oceanos e vêm à superfície só quando é necessário. As Ninfas são elementais que se assemelham às Ondinas, porém um pouco menores (20 a 30 cm talvez) e têm o seu habitat nas águas doces. Apresentam-se geralmente com tons azulados, outras têm aura rosa ou verde e, emitem luminosidade. O cabelo é belo e brilhante, têm contornos modelados e olhos grandes e luminosos. A diferença básica entre Ninfas e Ondinas encontra-se na docilidade e beleza das Ninfas, que parecem "voar" levitando sobre as águas como que numa dança. 

Os Elementais do Ar são os Silfos e as Sílfides são, entre os Elementais, os que mais se aproximam da conceção que geralmente fazemos dos Anjos, sendo semelhantes a pássaros. Eles correspondem à força criadora do Ar, que é fonte de toda energia vital. A mais suave das brisas, assim como o mais violento dos furacões e tempestades, são resultado do seu trabalho. Nem todos os Silfos trabalham e vivem obrigatoriamente na atmosfera. Muitos possuem elevada inteligência e trabalham para criar o Ar e correntes atmosféricas adequadas à vida na Terra. Os Silfos servem no domínio dos céus e das nuvens, e são responsáveis pela circulação e purificação do ar. São capazes de expandir e contrair os seus corpos quando necessário ao seu trabalho. As suas feições são humanas e, quando estão excitados a intensificar as condições elétricas e magnéticas de uma tempestade, podem imitir guinchos.

Elementais do Fogo são as Salamandras ou Espíritos do fogo, vivem no éter atenuado. Sem elas, o Fogo material não pode existir. Elas reinam no Fogo com o poder de transformar e desencadear as nossas emoções. As Salamandras, segundo os especialistas, parecem bolas de fogo e que podem atingir até seis metros de altura. A suas expressões, quando percebidas, são aparentemente rígidas e severas. Dentro de todas as formas, estes Seres adquirem formas capazes de desenvolver pensamentos e emoções. Esta capacidade derivou do contacto direto com o homem e da presença deles no seu quotidiano. Por esse motivo, as Salamandras desenvolveram forças positivas, capazes de bloquear vibrações negativas ou não produtivas, permitindo um clima de bem-estar ao homem. Só não nos contactam mais devido a nosso lamentável estado mental.

Tudo o que existe no nosso planeta é composto por quatro elementos. Estes elementos são a base para qualquer magia ou ritual. Quando estamos em equilíbrio com os quatro elementos, tudo na nossa vida flui melhor, pois cada um deles tem uma função nas nossas vidas. 

O elemento Ar ajuda-nos na nossa comunicação, criatividade e concentração. O elemento Terra traz-nos a estabilidade, a abundância e o equilíbrio físico e material. A Água representa as nossas emoções e, é o elemento que está presente na nossa constituição em maior quantidade, auxiliando na gestão das emoções e nos relacionamentos. O Fogo dá-nos o impulso da ação e da coragem. Quando um Ser não está equilibrado com os elementos pode ficar doente, depressivo e até com uma situação de vida mais difícil.

Mas para resolver tudo isso é bem fácil e pode ser feito de várias maneiras. Basta entrarmos em contato com o elemento ausente. Nenhum dos elementos pode sobressair nem faltar, todos têm de estar presentes na nossa vida e em equilíbrio. Podemos fazer isso utilizando cores, símbolos, meditação, plantas e cristais, objectos e cumprindo Rituais ou preparando Altares de invocação aos Seres Elementais. Cada Grupo de Elementais pertence a um Ponto Cardeal específico: 

- Os Elementais da Terra representam o ponto cardeal Norte.

- Os Elementais da Água pertencem ao ponto cardeal Sul.

- Os Elementais do Fogo pertencem ao ponto cardeal Este.

- Os Elementais do Ar pertencem ao ponto cardeal Oeste.

Assim fica mais fácil invocar os Espíritos da Natureza colocando em cada ponto cardeal algo que represente o elemento. Este trabalho de Magia Ritual deve ser cumprido com todo o respeito e apenas para benefício de outros Seres e, para o Bem Supremo, o nosso e de todos os Seres deste Planeta, quer sejam de Reinos visíveis ou invisíveis.

Todo o Trabalho Alquímico é interno, nem sempre se notam imediatamente resultados no exterior, pode levar algum tempo até se fazer notar. Contudo, no futuro, a humanidade vai conseguir relacionar-se conscientemente com os Seres Elementais e os Devas ou Anjos, colaborando de maneira mais profunda com o Plano Evolutivo. Este relacionamento só é possível através dos Corações puros.

Os Anjos e os Arcanjos fazem parte do Reino Dévico e são luzes protetoras da humanidade. Orientam as Almas do Reino humano para o Reino imaterial que os aguarda e, também orientam na descida do Céu para o Corpo físico na Terra.

Os Devas que aqui se encontram na Terra cumprem um Trabalho de revitalização da Terra, da Água e do Ar, permitindo o fluxo da vida, para que não nos falte alimento e nutrição celular. Os Devas cristalinos cumprem um Trabalho de harmonização e purificação da Terra. Cada cristal possui o seu Deva ou Essência. Quando possuímos um conjunto de cristais surge um Deva guardião para todos. Podemos contactar com estes Devas ou Espíritos da Natureza dos cristais, através da meditação, de preferência na natureza, com um cristal nas mãos. Os Devas ajudam também na comunicação entre os Reinos e no Despertar Espiritual da humanidade, trazendo harmonia, sentido de cooperação, fraternidade, o despertar para as Leis Espirituais, a Ordem e a Evolução Grupal.

É desta forma que podemos irradiar a força destes Seres Espirituais, em grupo, a partir da projeção do pensamento positivo e, em cooperação com os Seres Angelicais ou Devas. É assim que vamos trabalhar pelo Bem-estar da humanidade, sendo antenas que irradiam o Amor e a Luz divina aqui na Terra. As pessoas que formam estes grupos são Seres que estão abertos à espiritualidade e a sua única aspiração é a de Servir o Bem Supremo. É importante a escolha de um líder de confiança, alguém que não busca alimentar o ego e sim, despojar-se de tudo o que vibra no mental inferior. 

Desenvolvo esta conexão aos Elementais através do meu trabalho diário de Reiki, da conexão aos Devas das Flores nas Essências Florais e, aos Devas dos Cristais nas Essências cristais e nos cristais físicos, nas posturas de Yôga, na Meditação, no cuidar das plantas e nas Caminhadas na Natureza.

A minha mensagem é esta: Voltem a acreditar no Amor! Essa é a nossa verdadeira essência e é a porta para aceder a mundos e Seres de dimensões superiores. Sejam novamente crianças, não em imaturidade, mas, na pureza e na capacidade de amar. Sejam singelos, aprendam a apreciar as pequenas coisas da vida, isso é magia!

Só percorrendo o Caminho do meio se dissolvem todas as emoções densas e pesadas, como a raiva, o ódio, a mágoa, a revolta, a angústia, a tristeza e o medo, forçando os Seres Elementais a fazerem descargas que se transformam em catástrofes naturais como os furacões, os terramotos, tsunamis, cheias e erupções vulcânicas.

Os Seres Elementais trabalham para a Mãe Natureza e os Seres Dévicos estão ao Serviço da Mãe Divina, são os Espíritos Guardiões. Todas as manifestações servem para nos chamar à atenção, são como um grito que ecoa por todo o Planeta para que se façam ouvir.

É na nossa mente que nasce a Paz e a Harmonia!

Lembrem-se sempre de que somos responsáveis por tudo o que pensamos!

Precisamos de aprender a agradecer a Vida! Aprender a respeitar a Vida! Aprender a Ver a Beleza de Deus em tudo!

Diariamente precisamos de agradecer conscientemente aos Espíritos da Natureza e aos Devas. Precisamos de agradecer ao Sol, à Terra, à Água, ao Ar e ao Fogo pela vida. Precisamos de agradecer os alimentos que comemos, a nossa saúde e a nossa família e amigos. Somos tão abençoados e não vivemos com essa Consciência.

Coloca as mãos no Coração, respira profundamente e sorri!

Se queres ser um Ser cooperante e contribuir para a Ascensão do Planeta Terra e, para a Evolução da Humanidade, sê feliz!

Ser Feliz é a tua maior contribuição para o Bem Maior do Coletivo.

Acalma a tua mente, ilumina o teu Coração e celebra a vida a cada dia!

Toda a Gratidão a Ti e a Todos os Seres que se unem nesta Egrégora de Amor e Luz pela Mãe Terra!

Toda a Gratidão pela Beleza, Alegria, Devoção e Amor dos Espíritos da Natureza e dos Seres dévicos!

Unidos jamais seremos vencidos!

Vamos todos sorrir juntos?

Entramos em união no Novo Mundo!

Despertamos na Síntese da Unidade!

Ana Magda do Espírito Santo



Referências bibliográficas:

Wikipedia.org

Formas de Pensamento – A. Besant, C.W.Leadbeater 

Seres Elementais e Seres Espirituais - Rudolf Steiner

O Reino dos Deuses – Geoffrey Hodson


ARTIGO SUGERIDO

FENG SHUI, Humanizando os Espaços!

FENG SHUI, Humanizando os Espaços!

Alberto Andrade
Por Alberto Andrade em Julho de 2020
Tema Saúde Natural

São vários os ensinamentos que temos recebido do Oriente. Ensinamentos milenares, onde o Homem humildemente analisava a sua inter-relação com a ...
Ler mais