Alberto Andrade

FENG SHUI-Desacelerando a Vida!

Por Alberto Andrade em Setembro de 2020

Tema Sociedade
450 visualizações

Hoje, fruto da sociedade global em que vivemos, é-nos mais difícil percepcionar as diferenças entre Oriente e Ocidente. 

Todavia, ainda hoje reconhecemos que as sociedades orientais são mais calmas, mais pacientes, mais yin, em contraponto com o mundo ocidental, mais agitado, mais acelerado, mais yang.

Concordo que o conhecimento deve ser menos hermético, mais acessível a todos e, tanto quento possível, fácil de compreender e aplicar. É neste campo que se insere o método Ba Zhai, literalmente “Oito Palácios”, a forma mais simples de se aceder a este mundo fabuloso do Feng Shui.

Como todo o verdadeiro Feng Shui, o método Ba Zhai baseia-se na utilização de uma bússola e, a partir dela, determinar a direção cardeal da porta principal. Claro que, com as construções atuais e, sobretudo, a existência de prédios de vários andares, a determinação da orientação de um imóvel não é assim tão simples. Mas não vamos complicar!

Outro conceito também muito importante é o dos “5 Elementos” – Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal – e a interação entre eles. O elemento “Madeira” também poderá ser encontrado sob a denominação de “Árvore”, que até será a mais correta, já que todos os elementos representam Vida, e a madeira é algo que foi manufaturado e já está “morta”. A energia destes cinco elementos pode ser obtida tanto através deles próprios, como através das formas e cores associadas a cada um. 

Outro conceito importante é o do Bágua (Pa Kua, no original). Diz a lenda que esta representação foi descoberta na carapaça de uma tartaruga, cada algarismo, com exceção do 5, está ligado a um trigrama e a sua soma, seja na vertical, horizontal ou diagonal é sempre igual a 15.


SE S SW

4 .9 2

E 3 5 7 W

8 1 6

NE N NW


Cada trigrama está associado a um dos 5 elementos, a uma cor (ou cores), a partes do corpo e a potenciais debilidades físicas, a características psicológicas e a uma estação do ano. Aqui convém ter presente que o Feng Shui preconiza a existência de 5 estações, sendo que a quinta mais não é que a transição entre duas estações. Assim, o 1 está associado ao inverno, o 3 e o 4 à Primavera, o 9 ao verão, o 6 e o 7 ao outono, e o 2, 5 e 8 à 5ª estação.

Estas informações são importantes após a determinação do número pessoal. Como sabemos, o foco do Feng Shui é a harmonização dos espaços e das pessoas, tendo sempre presente que a energia de uma casa afeta aqueles que nela habitam ou trabalham, assim como a energia das pessoas afeta o imóvel, positivamente ou não.

O cálculo do número pessoal (número kua) é bastante simples: tomando como exemplo o ano de 1987, adicionam-se os dois últimos algarismos, neste caso teremos 8+7=15; se o resultado for igual ou superior a 10, como aqui se verifica, somamos novamente – 5+1=6. No caso dos homens, ao resultado obtido diminui-se 10 (10-6=4), enquanto no caso das mulheres se adiciona 5 (6+5=11; 1+1=2). Quando o resultado for igual a 5, algarismo central, não associado a qualquer trigrama, o mesmo é substituído por 2, no caso dos homens, e por 8, se for mulher.

Para nascidos a partir do ano 2000, inclusive, os cálculos são similares, mas nos casos dos homens diminui-se 9, em vez de 10, e no caso das mulheres adiciona-se 6, em vez de 5.

Depois de calculado o número pessoal é possível saber a que grupo – Leste ou Oeste – uma pessoa pertence e quais as direções mais e menos favoráveis.


Gr. +90 +80 +70 +60 -90 -80 -70 -60

Leste 1 SE E S N SW NE NW W

3 SE N SE E W NW NE SW

4 N S E SE NE SW W NW

9 E SE N SE NW W SW NE

Oeste 2 NE W NW SW N SE S E

6 W NE SW NW S E N SE

7 NW SW NE W E S SE N

8 SW NW W NE SE N E S


Falta falarmos das características de cada uma das estrelas para começarmos a perceber um pouco da mecânica do Feng Shui:


Estrela Tradução Caraterísticas
+90 (Sheng Chi) Energia da Vida Prosperidade, trabalho, carreira e profissão
+80 (Tien Yin) Aumento da Vida Boa saúde, estudo, inteligência e reputação
+70 (Yen Nien) Longevidade Romance, casamento e harmonia na família
+60 (Fu Wei) Estabilidade Sucessos escolares e académicos, paz
-90 (Chueh Ming Ameaça à Vida Acidentes, doenças, problemas financeiros
-80 (Wu Kuei) Cinco Fantasmas Acidentes, doenças, processos judiciais, fogo, espíritos
-70 (Liu Sha) Seis Demónios Desarmonia familiar, discussões, obstáculos
-60 (Huo Hai) Acidentes Discussões, processos, roubos, problemas em dormir

Gostaria de fazer duas ressalvas. A primeira prende-se com a tradução do nome de cada uma das estrelas, sobretudo das negativas. Há a poética própria da literatura oriental, que consegue transmitir de uma forma vívida os problemas associados a cada energia. Mas, esta definição não é determinista, isto é, não quer dizer que esses problemas nos vão ocorrer. Antes, alertam para a propensão da sua existência e da necessidade de os corrigirmos.

Por outro lado, as energias ligadas à profissão, ou ao romance, só para dar dois exemplos, variam a sua localização, em função do número pessoal de cada um. Assim, colocar pares de qualquer coisa, no canto sudoeste, ligado ao número 2, nem sempre surtirá o melhor efeito.

No próximo artigo abordaremos como cada um dos 5 elementos poderá ser obtido, quer através de formas, cores ou deles próprios.

Alberto Andrade



ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Sociedade
2800 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Murmúrios de um Tempo Anunciado

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
222 visualizações
Murmúrios de um Tempo Anunciado é um romance histórico que atravessa um dos períodos mais intensos do Cristianismo. De Décio a Constantino, das perseguições à instauração do dogma, de ...
Ler mais