Paula Rocha

Só por hoje, agradeça as suas bênçãos e seja humilde.

Por Paula Rocha em Maio de 2020

Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 15
333 visualizações

Em 2012, a ONU instituiu o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade e, nesta resolução, a felicidade é definida como “Objetivo Humano Fundamental”.

Podemos dizer que todos os indivíduos procuram incessantemente a felicidade, apesar da subjetividade do que entendem por estar ou ser feliz. A busca da felicidade é o maior motor do mundo. É o mais desejado de todos os estados mentais.

Como qualquer estado mental, a felicidade depende de uma mistura de fatores químicos (os neuros transmissores), elétricos (as ondas cerebrais e os potenciais de ação) e arquitetónicos (as conexões estruturais de cada cérebro).

A gratidão é um valor intrínseco à felicidade. A saúde física e mental é alterada pelo nível de gratidão que mantemos diante da vida. Ou seja, os níveis de bem-estar e felicidade passam pelo sentimento de gratidão.

Podemos dizer que é um sentimento que significa reconhecimento. A etimologia da palavra gratidão vem da expressão latina gratus, que é traduzida como estar agradecido ou ser grato. Além disso, gratidão deriva também de gratia, que em latim quer dizer graça.

Ao nível pessoal, a gratidão é vista como a expressão de uma emoção por alguém que nos fez algo que valorizamos, que nos ofereceu apoio ou por algo que nos aconteceu. Ser grato é uma forma de agradecer a outra pessoa por um gesto ou palavra que nos ajudou num momento em que precisávamos ou por algo que disse e que demostrou estima e consideração.

Em contexto organizacional as pessoas valorizam as relações que estabelecem com pares e chefias, as recompensas e o reconhecimento (de ações, comportamentos, tarefas, entre outros). Gostam de ter oportunidades para contribuir e para crescer. Valorizam uma cultura de respeito.

O sentido do agradecimento vai além do reconhecimento de uma ação.  Permite a ligação e a conexão moral formada entre as partes, existindo o comprometimento de quem recebeu o favor.

A gratidão tem de ser encarada como mais do que uma atitude vulgar de nos mostrarmos satisfeitos com um favor. Deve ser entendida como uma emoção, um valor que provém da ação gratificante, de um ganho inesperado ou de um pedido atendido.


A gratidão aglutina outras emoções que se entendem como positivos. Por exemplo, amor, reciprocidade, espírito de amizade e outros.

Não se nasce grato, mas pode-se aprender a ser grato. É algo que pode ser treinado.

O sentimento de gratidão interfere nos níveis de generosidade e compaixão, indispensáveis à construção de relacionamentos saudáveis e empresas eficazes. O exercício da compaixão é um processo relacional, a partir do qual emergem recursos renováveis e duradouros como confiança interpessoal, conexões fortes e emoções positivas. A compaixão revela-se como um forte elemento humano de transformação organizacional.

Acredita-se que a felicidade está relacionada com o prazer, mas também com a participação e envolvimento traduzido na paixão pelo que se faz, com as relações sociais no seio da família e dos amigos, o sentido de pertença  a um grupo, um clube, uma organização de voluntariado  ou uma religião e a autorrealização traduzida no sentido do sucesso alcançado.

Estarmos gratos pela nossa atividade profissional, pela qualidade das relações que estabelecemos com as pessoas de que gostamos, com a forma como somos acolhidos nos grupos de que fazemos parte e pelas nossas realizações, torna-nos com certeza pessoas mais felizes.

Paula Rocha


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Sociedade
2486 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Diário da Alma

Por Lurdes Pinheiro
Edições Mahatma
83 visualizações

Quando precisamos de ser organizados dentro e fora de nós, usamos uma agenda para que os nossos afazeres aconteçam na hora certa e no momento apropriado. ...
Ler mais