Vítor Pereira

Ser feliz, agora!

Por Vítor Pereira em Maio de 2020

Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 15
155 visualizações

Se estás à espera de alguém ou de algo para te sentires feliz, desculpa desapontar-te, estás a perder o teu tempo. Pior que isso, é bem provável que estejas a comprometer o alcance da tua felicidade por um diferimento crónico. Gradualmente, vais instituir na tua mente uma tendência natural para delegar no futuro, e nos outros, o que em cada momento não tens coragem de assumir. Tens de assumir e te comprometer contigo próprio de que queres ser feliz.

Tens medo de te assumir, porque não te conheces. Porque não abres incondicionalmente o teu coração ao ato puro de viver. Porque te desconfortam as tuas lacunas e a tua inabilidade em lidar com elas. Porque procuras na ostentação a compensação da tua frivolidade interior. Porque preferes te ilibar arremessando aos outros os acoites do teu infortúnio. Tudo isso não te faz feliz, mas a tua vitimização confere-te impunidade. 

Até quando te vais permitir a esse desleixo? Repara que cada um de nós atrai aquilo que é. Se tu não te sentires feliz a partir do teu âmago jamais irás atrair algo ou alguém que complemente a tua felicidade, muito menos que te faça feliz. É a partir de ti que tens de promover o que queres sentir. 

Sê honesto contigo e não te intrujas porque cada momento da tua vida é precioso, único e irreversível. Se queres ser feliz não guardes para amanhã nem olhes o outro como argumento mas sim como complemento da tua felicidade.

Interioriza que para seres feliz só precisas daquilo que tens. Se te desculpares da tua infelicidade com a falta do que desejas então nunca serás feliz. Faltará sempre algo na tua vida, algo que alguém tem e tu não. Viverás a desejar o que não tens e isso mergulhar-te-á numa constante angústia e carência. A tua insatisfação crónica posicionar-te-á no futuro virtual desprezando o presente real. Estarás a renunciar ao único momento em que podes sentir e actuar, o agora. 

Chega de desculpas e hesitações. 

Ser feliz é uma atitude! Adota-a, hoje mesmo!

 

Vítor Pereira - Terapeuta de Ayurveda / Reflexologista


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Sociedade
2395 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Emoções em Verso

Por Ricardo Fonseca
244 visualizações

"Emoções em Verso (2019) é o primeiro livro de poesia do escritor Ricardo Fonseca, um livro onde as suas experiências e as suas emoções são escritas em verso, onde as emoções se ...
Ler mais