Ricardo Fonseca

Humor e resiliência em tempos de COVID – 19

Por Ricardo Fonseca em Maio de 2020

Tema Sociedade
485 visualizações

Por mais que pensemos que somos capazes de enfrentar tudo aquilo que nos surja no caminho, apelando à nossa resiliência, há de fato situações que podem ser assumidos como grandes desafios da Vida e, neste momento, a pandemia de COVID-19, está a ser um desafio enfrentado por todos nós.

Quando nos confrontamos com um desafio na nossa Vida podemos reagir das mais variadas formas, como com conformismo e resignação em que achamos que é assim e não nada a fazer ou então com resiliência e espirito aventureiro, tentando encontrar as mais diversas estratégias que nos permitam enfrentar esse desafio, para sairmos dele transformados.

Uma das formas de lidar com um desafio, neste caso a pandemia de COVID-19, é através do humor, que sendo uma ferramenta terapêutica é vital para o nosso dia-a-dia, possibilitando que possamos alegrar a nós e aos outros, de modo a afastar o negativismo e os medos associados a esta fase que estamos todos a viver. Ter a capacidade de nos rirmos de nós mesmos é uma das maiores habilidades do ser humano, permitindo levar a vida com outra leveza e não se preocupar tanto com o que o Outro poderá pensar ou dizer sobre nós. Fazer rir o Outro é uma atitude que nos permite ajudar e/ou apoiar essa pessoa a ver a vida por outro prisma, mais colorido, mais positivo, apesar de todas as vicissitudes da Vida.

Viver e encarar a Vida com Humor não é de todo ignorar ou esconder os desafios com que temos que lidar, não é de todo deixar de encarar de frente aquilo que nos perturba, é tão-somente retirar a pressão e tensão que possamos sentir, é tentar colorir os nossos dias através dos nossos sorrisos, através das nossas ações que possamos considerar mais estapafúrdias, mas que nutrem a alma e o ser de emoções mais positivas, criando uma sensação de leveza, ajudando a ver todas as situações de uma forma mais serena.

É importante refletir sobre o porquê de muitas pessoas terem perdido a capacidade de viver com humor ou de encarar o humor como algo muito importante para a vida e sobre o porquê de tantas pessoas serem tão reativas ao humor que surge diante de si. Talvez seja porque muitas vezes essas pessoas assumiram o peso de todos os problemas e desafios e não se permitiram alegrar, sorrir, esvaziar a mente, possibilitando que algo novo surja e se instale na sua alma e no seu coração. Há que abrir o coração ao que nos possa alegrar, para que possamos reagir saudavelmente a tudo aquilo que nos tenta pressionar de forma menos positiva e que nos impede de viver da forma como nós queremos.

A par do humor há uma capacidade inerente a cada um de nós que se chama resiliência, ou seja, a capacidade que temos de lutar para enfrentar o que surgir no nosso percurso de vida, provando que somos capazes de superar os desafios que nos são impostos, através do encontro das mais variada estratégias e munidos da nossa força interior, que muitas vezes está apenas à espera de ser reativada.

Ser resiliente é encarar cada desafio como uma nova oportunidade de ultrapassar o que temos que ultrapassar, permitindo que o nosso ser se transforme, que a nossa Vida ganhe um novo rumo, pois não desistimos de luta e encaramos uma nova batalha com o mesmo espírito guerreiro para vivermos da maneira que escolhemos viver. Ser resiliente é permitir que floresça algo em nós, que a nossa força interior brote em todo o nosso ser, permitindo viver processos de aceitação (sem resignação) e de grande descoberta sobre nós e sobre a nossa forma de Viver.

Neste momento, tendo em conta a pandemia COVID-19, é muito importante para a nossa saúde holística que encontremos formas de incorporar o humor nas nossas vidas, seja nas mais simples e pequenas situações, que nos possam fazer rir de nós mesmos, do mundo e do que estamos a viver, sem retirar de todo a importância do que estamos a viver. É importante que nos permitamos brincar com a Vida, ou seja, recriar momentos, viver alguns hobbies que nos permitam sorrir, trazer aquele encanto quase que infantil aos nossos dias, para que o peso do que se passa lá fora, por mais importante que seja, não se torne o único denominador do nosso Viver. É importante brincar, fazer graças, sorrir, deixar contagiar pelo humor alheio, para atravessarmos esta pandemia com humor, alegria e motivação.

Ao mesmo tempo é muito importante nutrir a nossa resiliência de modo a que possamos enfrentar cada desafio diário, recriar a forma como vivemos e até vamos ter que viver nos próximos tempos, para que não percamos a nossa força interior, para que possamos ultrapassar este grande desafio da Vida, com superação, dedicação e força. Viver tempos extraordinários, como estes que vivemos atualmente, requere que sejamos fortes, que encontremos estratégias que nos permitam lutar, mas também descansar, para voltarmos a viver a nossa vida como desejamos, apesar de tudo o que nos possa rodear.

Sejamos felizes, brinquemos com a Vida com Humor e enfrentemos tudo com Resiliência.

Ricardo Fonseca

www.semearemocoes.com Humor e resiliência em tempos de COVID – 19


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Sociedade
2800 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Murmúrios de um Tempo Anunciado

Por Pedro Elias
Caminhos de Pax, Lda.
222 visualizações
Murmúrios de um Tempo Anunciado é um romance histórico que atravessa um dos períodos mais intensos do Cristianismo. De Décio a Constantino, das perseguições à instauração do dogma, de ...
Ler mais