Educar Emocionalmente Conscientes

Educar Emocionalmente Conscientes

Por Dora Gonçalves em Fevereiro de 2022

Sinopse

Educar Emocionalmente Conscientes pretende ser um guia para pais e educadores que se preocupam com o desenvolvimento harmonioso da criança e que querem saber como usar a inteligência emocional desde a conceção até à idade escolar.

A conceção, gestação e parto conscientes, na perspetiva apresentada são os pilares para um crescimento saudável com repercussões mais positivas no comportamento da criança, do jovem e futuro adulto.

Conhecer a criança e as suas características são condições fundamentais para educar de uma forma mais inteligente e consciente.

“A humanidade só será transformada por pais e mães conscientes e inteligentes que darão ao mundo filhos saudáveis e dotados das melhores qualidades. Os pais têm uma grande responsabilidade, por isso é preciso que se preparem com muita antecedência para o futuro papel de benfeitores da humanidade.”                  

 (Omraam M. Aivanhov)

Dora Gonçalves

Dora Gonçalves

Biografia

Dora Gonçalves nasceu em Coimbra e foi lá que, através do ensino, iniciou o seu trabalho com crianças há mais de três décadas.

Licenciada na área da Comunicação Educacional e Gestão da Informação pela ESE de Paula Frassinetti do Porto iniciou o seu percurso profissional em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico; contudo foi percebendo que este formato de escola já não correspondia às necessidades das crianças de hoje. Então, dedicou-se ao estudo das crianças das novas gerações e de como é que os pais e a escola deveriam lidar com elas. Contudo, nos seus estudos, apercebeu – se de que a educação começava muito antes de se ir para a escola: “A educação começa antes do nascimento” – um conceito preconizado por Maria Montessori.

Tem desenvolvido o seu trabalho com o intuito de mudar consciências; sobretudo nos pais, educadores e entidades governamentais ligadas ao ensino, porque o sistema educacional necessita mudar para se adaptar às características e necessidades das crianças dos nossos dias: mais inteligentes, mais energéticas, mais criativas e mais críticas.

A escola tem dificuldade em entender estas crianças e por sua vez estas têm dificuldade em entender os modelos educacionais antiquados. Ambos vibram em níveis de consciência muito diferentes.

A autora faz palestras sobre este tema e sobre a gravidez consciencial.

Faz igualmente cursos de massagem SHANTALLA para os pais com os seus bebés e consultas de Coaching Parental.

Colabora mensalmente com a revista “Espaço Aberto” , no Porto, com artigos sobre a educação e sobre a gravidez consciencial.



OUTRAS LEITURAS

A Médica que Superou a Morte

Por Luísa Abreu dos Santos

Luísa tinha tudo para ser feliz: uma família unida, uma infância saudável e o sonho de ser médica. Mas aquilo que é dado por adquirido pode mudar num segundo. A morte do pai foi apenas o ...
Ler mais