A Barriga Estragada da Mamã

A Barriga Estragada da Mamã

Por Susana Fonseca em dezembro de 2020

496 visualizações
Sinopse

O primeiro livro que pretende explicar aos mais pequenos o que é a endometriose, uma doença dolorosa que afeta as mulheres. “A barriga estragada da mamã” é da autora portuguesa Susana Fonseca, presidente da MulherEndo, associação de apoio a mulheres que sofrem dessa doença.

A história conta a dor e sofrimento de viver com endometriose, mas mostra também a felicidade de quem consegue ser mãe. Através das perguntas inocentes de Bi, a autora dá a conhecer a doença, que considera “ainda pouco falada e conhecida”.

O livro aborda de forma simples e descomplexada as causas e consequências da endometriose, a doença consiste no crescimento do tecido interno do útero, chamado de endométrio, fora do sistema reprodutor feminino – o que não é habitual e provoca efeitos negativos. “A endometriose pode afetar dramaticamente a qualidade de vida da mulher”, explica Filipa Osório, médica ginecologista, que destaca a importância de haver um diagnóstico numa idade ainda jovem.

A endometriose é uma doença crónica, o que significa que é uma doença prolongada, sem fácil ou nenhum tratamento, e que causa dores fortes e efeitos incapacitantes, que são também expostos na obra com ilustrações de Inês de Freitas.

Susana Fonseca

Susana Fonseca

Biografia

Nasceu em Leiria, no ano de 1984.

Concluiu a sua licenciatura em Ensino Básico e o Mestrado em Psicologia Clínica, mas foi no dia em que recebeu o seu diagnóstico de Endometriose, em Fevereiro de 2010, que descobriu a sua missão de vida.

Em 2013 fundou a MulherEndo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, da qual é ainda hoje Presidente.

A leitura e a escrita sempre fizeram parte da sua vida e a sua estreia oficial no mundo da literatura infantil começa com este A Barriga Estragada da Mamã.


OUTRAS LEITURAS

A Barriga Estragada da Mamã

Por Susana Fonseca

O primeiro livro que pretende explicar aos mais pequenos o que é a endometriose, uma doença dolorosa que afeta as mulheres. “A barriga estragada da mamã” é da autora portuguesa Susana ...
Ler mais