Aproximando Ocidente e Oriente na Técnica do Reiki (Parte II)

Por Marcia Balreira de Souza em Maio de 2020

Tema Sociedade / Publicado na revista Nº 15
184 visualizações

Na edição anterior, vimos o começo da entrevista concedida, no Japão, por Mikao Usui, o descobridor da técnica de cura energética que chamamos “Reiki”. A seguir, continuamos como suas explicações a respeito do funcionamento dessa maravilhosa ferramenta de cura que qualquer pessoa pode, literalmente, ter nas mãos:

Pergunta: Preciso acreditar no (método) Usui Shiki Ryoho  para obter melhores resultados?

Resposta: Não. Não é como um método de tratamento psicológico, ou hipnose, ou ainda qualquer tipo de método mental. Não há necessidade de concordância ou admiração. Não importa se você duvida, rejeita ou repudia. Por exemplo, é eficaz em crianças e pessoas tão doentes que não tenham qualquer consciência, como dúvida, rejeição ou repúdio. Deve ser em torno de um décimo o percentual que acredita no meu método antes de um tratamento. A maioria percebe os benefícios após o primeiro tratamento, só então acredita no método.

P: Qualquer doença pode ser curada com o Usui Shiki Ryoho (Reiki)?

R: Qualquer doença psicológica ou orgânica pode ser curada pelo método.

P: O método Usui Shiki Ryoho (Reiki) apenas cura doenças?

R: Não, o método não cura apenas doenças. Problemas mentais como agonia, desânimo, timidez, indecisão, nervosismo e outros podem ser corrigidos. Assim, você poderá levar uma vida feliz e curar outrem em nome de Deus ou Buda. Este é o principal objetivo.

P: Como o método funciona?

R: Nunca recebi este método de ninguém, nem pratiquei para adquirir poder psíquico para curar. Por acaso, compreendi que havia recebido poder de cura quando percebi a atmosfera de uma forma misteriosa durante um jejum. Então, tenho passado muito tempo explicando, uma vez que sou o fundador. Estudantes e homens da ciência têm estudado esse fenômeno, mas a ciência moderna ainda não pôde explicar. Mas eu acredito que um dia, isto acontecerá naturalmente.

P: O (método) Usui Shiki Ryoho usa algum medicamento e há efeitos colaterais?

R: Nunca usa medicamentos. Olhar fixamente para a área afetada, respirar sobre ela, afagar, pousar as mãos e dar tapinhas de leve com as mãos são as formas de tratamento.

P: Preciso ter conhecimentos de medicina? 

R: Meu método está além da ciência moderna, portanto, você não precisa ter conhecimento de medicina. Se ocorre um problema cerebral, trato a cabeça. Se é uma dor de estômago, trato o estômago. Se é um problema nos olhos, eu trato os olhos. Você não precisa tomar remédios amargos ou se submeter ao calor da moxa . Leva pouco tempo para um tratamento através de fixação do olhar, respiração na área afetada, ou imposição das mãos, ou dando tapinhas no local. Esse é o motivo pelo qual meu método é singular.

P: O que pensam cientistas médicos famosos desse método?

R: Eles têm sido muito razoáveis. Cientistas médicos europeus têm severas críticas em relação à medicina. Voltando ao assunto, Dr. Nagai, da Universidade Médica Teikoku diz: “Nós, como médicos, diagnosticamos, registramos e compreendemos a doença, mas não sabemos como tratá-las.”

Dr. Kondo diz: “não é verdade que a ciência médica teve um grande progresso. O maior erro na ciência médica moderna é de não observar os efeitos psicológicos.”

Dr. Kuga diz: “É um fato que a terapia psicológica e outros tipos de tratamentos de cura exercidos por terapeutas sem treinamento médico funcionam melhor do que os tratamentos médicos, dependendo do tipo de doença, personalidade do paciente ou aplicação do tratamento. Os médicos que tentam repelir ou excluir os terapeutas sem treinamento médico são bitolados.”


(Extraído do Nihon Iji Shinpo)

É óbvio que médicos, cientistas e farmacêuticos reconhecem o efeito do meu método e se tornam alunos.

P: Qual a reação do Governo?

R: No dia 6 de fevereiro de 1922, no Standing Comittee on Budget of House of Representatives , um membro, Dr. Matsushita, perguntou acerca da visão do governo sobre o fato de pessoas sem treinamento médico estarem tratando de pacientes com métodos de tratamento psicológicos ou espirituais.

Sr. Ushio, representante do governo, disse: “ há cerca de 10 anos, as pessoas viam a hipnose como trabalho de duendes narigudos, mas atualmente, foram feitos estudos e ela é aplicada para pacientes com problemas mentais. É muito difícil resolver os problemas da mente humana apenas com a ciência. Os médicos seguem instruções da ciência médica sobre como tratar de pacientes, mas não são tratamentos médicos a terapia elétrica ou simplesmente o tocar com as mãos.” Portanto, meu (método) Usui Shiki Ryoho não viola a lei de Prática Médica ou o Código de Regulamento Shin-Kyu (tratamentos de acupuntura e moxa).

P: As pessoas podem pensar que esse tipo de poder de cura é um dom para pessoas selecionadas, e não obtido por treinamento.

R: Não, não é verdade . Tudo na existência tem poder. Plantas, árvores, animais, peixes e insetos, mas principalmente o homem, como senhor da criação, tem notável poder. (O método) Usui Shiki Ryoho é a materialização do poder de cura que o ser humano tem.

P: Então, qualquer pessoa pode receber Denju  do (sistema) Usui Shiki Ryoho?

R: É claro, homem, mulher, jovem ou velho, pessoas com ou sem conhecimento, quem quer  que tenha bom senso pode receber o poder apropriadamente em pouco tempo e pode curar a si e aos demais. Já ensinei a mais de mil pessoas, e nenhuma falhou. Todos são capazes de curar doenças simplesmente com o Shoden . Você pode achar inescrutável obter o poder de cura em tão pouco tempo, mas isso é razoável. É da natureza do meu método, que cura facilmente doenças difíceis.

P: Se posso curar outros, posso curar a mim mesmo?

R: Se você não pode se curar, como poderá curar outrem?

P: Como posso receber (os ensinamentos do) Okuden ?

R: Okuden inclui... (várias técnicas). Será ensinado às pessoas que aprenderam Shoden (ver nota 5 de rodapé) e que são bons alunos, possuem entusiasmo e boa conduta.

P: Existe um nível mais avançado que o Okuden (ver nota 6 de rodapé)?

R: Sim, há o nível chamado Shinpiden 

Essas técnicas estão sendo trazidas ao Ocidente, agregando valor ao Reiki que já vinha sendo praticado no Ocidente. 

Tudo ocorre no momento certo, dentro da Grande Ordem Universal. Que nós possamos sempre, cada vez mais, mesclar as sabedorias dos mundos Ocidental e Oriental para a síntese que nos trará verdadeiramente Harmonia, Equilíbrio e Saúde.

Marcia Balreira de Souza


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ATHAME DE NOVEMBRO/2000


ARTIGO MAIS VISTO

COVID-19 e a alimentação.

COVID-19 e a alimentação.

Isabel Moreira
Por Isabel Moreira em Março 2020
Tema Sociedade
2489 visualizações

O cuidado prestado por cada um de nós é fundamental na contenção e evolução desta epidemia que afeta a todos.

Mantenham as medidas de higiene que a organização Mundial de Saúde ...
Ler mais

OUTRAS LEITURAS

Diário da Alma

Por Lurdes Pinheiro
Edições Mahatma
84 visualizações

Quando precisamos de ser organizados dentro e fora de nós, usamos uma agenda para que os nossos afazeres aconteçam na hora certa e no momento apropriado. ...
Ler mais