Como muitos de nós, tenho estado por casa, limitando as minhas saídas a idas ao supermercado e pouco mais.
Nas minhas poucas saídas tenho reparado que um pouco por todo o lado começam a aparecer os vendedores de Cerejas.
Creio que grande parte da população portuguesa tem um fraquinho por este fruto. O que muitos não devem saber, é que este, é um dos melhores frutos para consumir nesta fase pandémica que estamos a atravessar. Não gosto de utilizar a expressão de fruta milagrosa, mas confesso que as cerejas podem ser um bom aliado.
É comum verificar relatos de pessoas que se queixam de dores várias, excesso de peso, perturbações de sono, irritabilidade… entre outras, aliado a tudo isto, muitos de nós têm cometido alguns excessos, como estarmos mais parados, comermos mais e isso faz com que um órgão chamado fígado esteja cada vez mais gordo.
Pois bem, as cerejas são um excelente alimento para depurar e rejuvenescer o nosso fígado e contribuem para manter os níveis de hemoglobina equilibrados.
Já que estamos em época de limpezas, elas purificam os intestinos sendo uma excelente alternativa às ameixas em casos de obstipação. Também regulam o apetite. Muitos de nós estamos naquela fase do ano que gostávamos de perder algum peso. Se é o caso, pode ter nas cerejas um bom aliado.
Esta fruta é muito rica em vitaminas e minerais. Quando consumida com regularidade contribui para o alivio de stress nas nossas vidas. Stress é o que não falta nas nossas vidas... certo?!
As cerejas ajudam também a bloquear certas enzimas que causam inflamação e podem aliviar muitos tipos de dor. Dores causadas por osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, dores nos tecidos fibrosos do corpo, como os músculos, tendões e ligamentos.
As Cerejas também são ricas em melatonina. Assim todos aqueles que se andam a queixar de insónia ou perturbações do sono podem beneficiar deste fruto. Para quem não sabe a melatonina também desempenha um papel importante no funcionamento do sistema imunitário.
Para Medicina Chinesa, as cerejas têm sabor doce e são de natureza quente. Contribuem para regular e fortalecer a energia do baço e do estômago, ajudando de forma significativa a expelir do corpo agentes (causas de doenças externas) como vento e humidade.
Assim, se ultimamente apresenta alguns sintomas como: vertigens, obstipação, falta de apetite, excesso de apetite, mal-estar, tonturas, alergias alimentares, cansaço, perda de memória e dor nas costas talvez seja positivo incluir cerejas na sua alimentação diária. Se não apresentar nenhum destes sintomas, experimente na mesma, o “segredo” é consumir pequenas doses ao longo do dia.
As cerejas podem ser um excelente “Mestre” para superarmos as dificuldades que todos estamos a viver. Elas ensinam-nos a ser pacientes. Se as comermos depressa o mais certo é partir um dente restaurado ou magoarmo-nos com o caroço. Assim elas ensinam-nos a ter calma, a estarmos conscientes (no momento presente) de modo a evitarmos erros e sofrimento.
Pacientes que apresentem sinais internos de excesso de calor, tosse ou asma não devem consumi-las, ou se o fizerem devem faze-lo com moderação para não correrem o risco de agravar as suas queixas.
Fica aqui a sugestão de quando encontrarem cerejas à venda, parem e comprem! Não existe forma mais simples de rejuvenescer o seu corpo de uma forma saborosa.
Leonel Duarte
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa
Formado pela Universidade do Porto – ICBAS – UP
Membro n.º 181 Associação Portuguesa dos Profissionais de Acupuntura - APPA
ARTIGO SUGERIDO
11.01.2021 in Mãe luz
“Ainda antes sequer de começarmos a tentar engravidar, no início de 2019, embarquei numa jornada de cura que se estende até aos dias de hoje. Fiz o nível I de ...
Ler mais