VAMOS CONFECIONAR A RECEITA

Salada de lentilhas

Receita por Manuela Brehm com 283 visualizações
Salada de lentilhas
Ingredientes:

250 g de lentilhas beluga
1 molho de rabanetes
2 tomates
1 abacate
1 limão, raspa
Coentros
Rebentos (borragem e rabanete)
Óleos diversos (azeite, óleo de sementes de abóbora, óleo de cardo mariano)
Vinagre e sal

Preparação:

1. Coza as lentilhas de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiverem cozidas, adicione vinagre e deixe ferver durante 1-2 minutos. Depois acrescente o sal.

2. Entretanto limpe os rabanetes e corte em rodelas, limpe e corte o tomate, abra o abacate e tire a polpa, rale o caroço, limpe e pique os coentros, lave os rebentos e acrescente a raspa de limão numa tigela, tempere com sal e uma variedade de óleos, mexa tudo e reserve durante 15 minutos.

3. Acrescente as lentilhas, mexa bem… e desfrute!


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Vinagre de sidra

Vinagre de sidra

BENEFÍCIOS

Nutrição - Digestão
Na Idade Media o vinagre era utilizado para estimular o metabolismo do ser humano porque, como o ácido acético estimula a produção de enzimas digestivas, era utilizado para promover um melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo.

DEFESA
Em caso de infecções pelo fungo Candida albicans e por vezes recomendado a realização de lavagens externas com água e vinagre (1 litro de agua com 2 colheres de sopa de vinagre), com o objectivo de acidificar a zona vaginal.
Devido às suas características e pelo seu conteúdo em ácido acético, sempre foi utilizado para a limpeza e desinfecção. Há 2 mil anos atras, Hipócrates já utilizava o vinagre de sidra para limpeza das feridas.
O vinagre tem ainda sido usado como conservante e estudos tem demonstrado que inibe o crescimento da bactéria Escherichia coli nos alimentos.

SENSIBILIDADE À INSULINA
A diabetes tipo 2 e uma doença que se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue devido a uma resistência a acção da insulina ou a incapacidade do organismo produzir esta hormona.
O vinagre de sidra bloqueia a digestão total dos hidratos de carbono, reduzindo a glicemia sanguínea apos as refeições e melhorando a sensibilidade a insulina. (2)

PESO CORPORAL
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Por todas estas razões, ao utilizar este vinagre, além de obter um paladar diferente, agradável e frutado, está a beneficiar o seu organismo.
No entanto não o beba puro. As doses comuns variam entre 1 colher de chá de vinagre até 1 colher de sopa por dia, diluído num copo de água. Para a maioria das pessoas o sabor do vinagre com a água torna-se mais agradável quando se adiciona um pouco de mel.

Ao adicionar umas gotas de vinagre aos alimentos esta, na verdade, a usar um ingrediente milenar, essencial para realçar o seu sabor e conhecido ao longo dos tempos pelas suas finalidades terapêuticas, assim como na conservação de diversos alimentos.

Benefícios que pode encontrar neste alimento:

O vinagre de sidra estimula a libertação de bílis e de enzimas pancreáticas nos intestinos. Os ácidos orgânicos que contem ajudam a promover uma digestão eficaz das proteínas.

O vinagre ajuda a eliminar os agentes patogénicos, incluindo bactérias, e a prevenir que estas se multipliquem. O ácido acético mata microbactérias (microrganismos responsáveis, por exemplo, por causar a tuberculose) e mostrou ser eficaz como agente bactericida. (1)

Os efeitos antiglicémicos do vinagre de sidra estão amplamente documentados.

O vinagre pode ser útil no controlo do peso, sobretudo devido à capacidade de diminuir os níveis de glicose e insulina no organismo.

O vinagre de sidra contem fitoquímicos que protegem as moléculas de LDL da oxidação, uma etapa determinante na doença cardíaca.

(1). Acetic Acid, the active component of vinegar, is an effective tuberculocidal disinfectant. MBio. 2014 Feb.

(2). Vinegar supplementation lowers glucose and insulin responses and increases satiety after a bread meal in healthy subjects. Eur J Clin Nutr. 2005 Sep.

Fonte: https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/vinagre-de-sida-beneficios

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