VAMOS CONFECIONAR A RECEITA

Sopa de agrião

Receita por Manuela Brehm com 107 visualizações
Sopa de agrião
Ingredientes:

1 molho de agrião 
1 abacate
1/2 molho de cebolinho
1 limão raspa e sumo
0,75 l de caldo de legumes
Cogumelos qb

Preparação:

1. Prepare o caldo de legumes de acordo com a embalagem e deixe arrefecer.

2. Lave os restantes ingredientes, descaroce o abacate e junte tudo ao caldo. Triture com a varinha mágica.

3. Tempere com a raspa e o sumo de limão e adicione um pouco de sal, se precisar.

4. Se quiser, serve com cogumelos.


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Vinagre de sidra

Vinagre de sidra

BENEFÍCIOS

Nutrição - Digestão
Na Idade Media o vinagre era utilizado para estimular o metabolismo do ser humano porque, como o ácido acético estimula a produção de enzimas digestivas, era utilizado para promover um melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo.

DEFESA
Em caso de infecções pelo fungo Candida albicans e por vezes recomendado a realização de lavagens externas com água e vinagre (1 litro de agua com 2 colheres de sopa de vinagre), com o objectivo de acidificar a zona vaginal.
Devido às suas características e pelo seu conteúdo em ácido acético, sempre foi utilizado para a limpeza e desinfecção. Há 2 mil anos atras, Hipócrates já utilizava o vinagre de sidra para limpeza das feridas.
O vinagre tem ainda sido usado como conservante e estudos tem demonstrado que inibe o crescimento da bactéria Escherichia coli nos alimentos.

SENSIBILIDADE À INSULINA
A diabetes tipo 2 e uma doença que se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue devido a uma resistência a acção da insulina ou a incapacidade do organismo produzir esta hormona.
O vinagre de sidra bloqueia a digestão total dos hidratos de carbono, reduzindo a glicemia sanguínea apos as refeições e melhorando a sensibilidade a insulina. (2)

PESO CORPORAL
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Por todas estas razões, ao utilizar este vinagre, além de obter um paladar diferente, agradável e frutado, está a beneficiar o seu organismo.
No entanto não o beba puro. As doses comuns variam entre 1 colher de chá de vinagre até 1 colher de sopa por dia, diluído num copo de água. Para a maioria das pessoas o sabor do vinagre com a água torna-se mais agradável quando se adiciona um pouco de mel.

Ao adicionar umas gotas de vinagre aos alimentos esta, na verdade, a usar um ingrediente milenar, essencial para realçar o seu sabor e conhecido ao longo dos tempos pelas suas finalidades terapêuticas, assim como na conservação de diversos alimentos.

Benefícios que pode encontrar neste alimento:

O vinagre de sidra estimula a libertação de bílis e de enzimas pancreáticas nos intestinos. Os ácidos orgânicos que contem ajudam a promover uma digestão eficaz das proteínas.

O vinagre ajuda a eliminar os agentes patogénicos, incluindo bactérias, e a prevenir que estas se multipliquem. O ácido acético mata microbactérias (microrganismos responsáveis, por exemplo, por causar a tuberculose) e mostrou ser eficaz como agente bactericida. (1)

Os efeitos antiglicémicos do vinagre de sidra estão amplamente documentados.

O vinagre pode ser útil no controlo do peso, sobretudo devido à capacidade de diminuir os níveis de glicose e insulina no organismo.

O vinagre de sidra contem fitoquímicos que protegem as moléculas de LDL da oxidação, uma etapa determinante na doença cardíaca.

(1). Acetic Acid, the active component of vinegar, is an effective tuberculocidal disinfectant. MBio. 2014 Feb.

(2). Vinegar supplementation lowers glucose and insulin responses and increases satiety after a bread meal in healthy subjects. Eur J Clin Nutr. 2005 Sep.

Fonte: https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/vinagre-de-sida-beneficios

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